Mato Grosso estuda implantar atendimento de saúde ao trabalhador no período noturno
Para atender os trabalhadores que não têm condições para irem as unidades básicas de saúde em horário comercial, a Câmara Municipal de Sorriso, MT, estuda implantar um projeto em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tenham um horário especial, que considera o período noturno, para tal demanda.
De autoria do vereador Celso Kozak (PSDB), o projeto Saúde do Trabalhador no período noturno tem como sugestão o atendimento, preferencialmente, entre 18h e 22h. “Muitas pessoas que trabalham o dia inteiro encontram dificuldade em ir às unidades, por isso precisam ser atendidos nesse período”, informa o parlamentar.
Segundo informações da Casa, a proposta foi encaminhada às secretarias municipais de Saúde e Saneamento e de Administração do município.
Período noturno
Integrante das ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento, o Programa Saúde do Trabalhador leva atividades de informação, atualização vacinal, glicemia e saúde bucal às empresas no município.
Sílvia Ghering, coordenadora do departamento de Educação em Saúde, pontua que todas as ações, mesmo no período noturno, visam prevenção e promoção da saúde laboral. “Nosso objetivo é atender a quem, devido ao trabalho, acaba não tendo tempo de procurar uma unidade de saúde. A meta é ressaltar a importância de fazer exames de rotina e ofertar uma forma para que possam realizá-los no próprio espaço do trabalho”, frisa.
Foto: reprodução – Câmara de Sorriso, MT