Saúde ocupacional engloba o processo de autocuidado dos trabalhadores

0

A rotina de trabalho também abrange momentos de pausa e autocuidado. Para tanto, investir em conjunto de ações realiza em benefício da própria saúde não deve ser visto como privilégio, mas essencial para manter a saúde física e mental, apontam os especialistas. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, e a redução de fatores de risco pessoais, como falta de atividade física ou tabagismo, pode prevenir, por exemplo, 81% das doenças do coração.

Outro dado interessante vem da Federação Internacional de Autocuidado (GSCF, sigla em inglês). Entre os dez países participantes, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos que mais praticam autocuidado.

 

Processo de autocuidado

 

Para a Adriana Fernandes, psicóloga em MG, buscar terapia é um ato de autocuidado: “A terapia é um processo de autocuidado porque é uma oportunidade de a pessoa conhecer mais sobre si mesma. É uma jornada de reflexão, crescimento pessoal e também de resolução de alguns conflitos que possam estar de alguma forma prejudicando sua vida e lhe trazendo sofrimento. No entanto, é preciso esclarecer que terapia não é somente para quem esteja passando por sofrimento ou tenha alguma doença mental. É também para pessoas que desejam conhecer mais sobre si mesma, desenvolver talentos, trabalhar habilidades sociais, resolução de problemas”, escreve em seu blog.

Dentre as áreas que dialogam com o autocuidado está a terapia ocupacional, que utiliza a atividade humana como base para desenvolver projetos terapêuticos conforme cada indivíduo. “O terapeuta ocupacional avalia o paciente, identificando alterações em suas funções práticas, considerando sua faixa etária e desenvolvimento pessoal, familiar e social”, explica a doutora Carolina Grego Del Cole,do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em entrevista para o site Conexão UFRJ.

Ela lembra que por meio desse tipo de terapêutica, é possível fazer adaptações, ficando mais acessíveis para todas as pessoas. “Aprender a praticar o autocuidado pode requerer esforço e conscientização, mas é fundamental para promover uma vida mais saudável e equilibrada”, finaliza.

Foto: reprodução

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO