Cidades do RJ se destacam em adesão a CIPA Escolar
Itaguaí, Nova Iguaçu e São Francisco de Itabapoana, todas no Rio de Janeiro, venceram a 1ª Campanha Nacional de Incentivo à Criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas – CIPA Escolar 2023-2024, recebendo cada cidade R$ 50 mil em kits de primeiros socorros.
A divulgação dos contemplados foi em junho: “As CIPAs Escolares repetiram o sucesso de campanhas realizadas no estado do Rio de Janeiro nos anos anteriores, fortalecendo a Iniciativa Segurança e Saúde nas Escolas e consolidando a sistemática da criação dessas iniciativas. Precisamos semear a cultura da prevenção todas as escolas do nosso país”, frisa a procuradora Cirlene Luiza Zimmermann, gerente do projeto Segurança e Saúde nas Escolas do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Exemplos para a CIPA Escolar
Agraciada com o segundo lugar, Nova Iguaçu implementou a CIPA Escolar em 140 das 144 escolas municipais em 2023. Temas como trabalho infantil e bullying são discutidos em sala de aula, o que inclui a fiscalização estrutural desses espaços, com objetivo de detectar riscos e saná-los antes que se tornem perigos iminentes aos estudantes e profissionais.
“No primeiro ano da campanha estadual, em 2021, tivemos adesão em apenas nove escolas e ficamos em sexto lugar no Rio de Janeiro. No ano seguinte, saltamos para 116 unidades e alcançamos o segundo lugar no estado. Agora, na campanha nacional, obtivemos o segundo lugar do Brasil. O resultado reforça nosso comprometimento com a segurança de nossos estudantes e também dos funcionários”, comemora Maria Virgínia Andrade Rocha, secretária municipal de Educação.
Iniciativa
Por meio da CIPA Escolar, foram capacitados mais de mil estudantes e 877 professoras e professores, trabalhadoras e trabalhadores como cipeiros e cipeiras escolares nesses municípios. Ao todo, as três cidades alcançaram 90 mil estudantes e quase 11 mil profissionais da educação e trabalhadores/as de 219 escolas.
A Iniciativa faz parte das ações do Projeto Segurança e Saúde nas Escolas, executado pelo MPT em parceria com a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Foto: prefeitura de Nova Iguaçu, RJ