Cerest-PI expande ações de atendimento e notificações em SST
Sabemos da importância das notificações de acidentes de trabalho para que ações sejam realizadas no acolhimento e tratamento de vítimas, bem como as medidas cabíveis em prevenção, punição dos envolvidos e medidas judiciais cabíveis.
No Piauí, dados do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) identificaram que em 2022, 21 pessoas morreram em decorrência de acidentes laborais no estado, além de registrar 2.180 notificações, aumento de 17,3% entre 2022 e 2021. Eis que é preponderante o preparo de profissionais de saúde para notificar, auxiliar e responder prontamente tais ocorrências.
Notificações
Em agosto, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Patos do Piauí participaram na UBS Aluísio Coelho dos Reis de uma capacitação pela equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-PI), formada por Gerlany Cronemberger, enfermeira, e Socorro Rêgo, assistente social.
Dentre os assuntos, a atualização sobre as notificações de agravos relacionados à saúde do trabalhador, como a inclusão de ocorrências no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Inauguração
Outro reforço foi a inauguração, também em agosto, do Cerest Entre Rios, no centro de Teresina. A unidade é a quinta regional no estado e atenderá trabalhadores de 31 municípios no entorno, com predominância de profissionais das áreas de artesanato, agronegócio, bovinocultura, comércio e serviços, piscicultura, saúde e educação superior.
“Reforçamos nosso compromisso com a efetivação da Política de Saúde do Trabalhador, por meio da estruturação e funcionamento dos Cerests. Isso envolve a promoção, proteção, prevenção, vigilância em saúde, bem como a assistência especializada em SST no âmbito do SUS”, ressalta Leila Santos, superintendente da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SUPAT).
O Piauí conta com uma unidade do Cerest Estadual, em Teresina, e mais cinco regionais, nas cidades de Bom Jesus, Parnaíba, Picos, Uruçuí e na capital.
Foto: divulgação