ABB Eletrificação atinge marca de 1.000 dias sem acidentes do trabalho

0

A ABB Eletrificação anuncia que a sua planta fabril de soluções de distribuição de energia (ELDS), localizada em Sorocaba (SP), atingiu a marca de 1.000 dias sem acidentes do trabalho com afastamento. São dois anos, oito meses e 27 dias em que os colaboradores da empresa voltam seguros e saudáveis para casa.

A unidade, que iniciou as atividades em outubro de 2018, atende, além do Brasil, toda a América Latina e tem capacidade para operar hoje com mais de 150 colaboradores. O último evento que afastou um funcionário por acidente de trabalho aconteceu em abril de 2019.

“Desde o início das operações, crescemos muito em número de pessoas, atividades, em complexidade e volume e, ao mesmo tempo, reduzimos os acidentes de trabalho. Isso ocorreu porque temos enraizado na nossa cultura que o colaborador deve trabalhar em segurança e voltar em segurança para a família. Criamos campanhas para incentivar as pessoas a alertarem para os perigos nas atividades e para melhorar a organização da fábrica, também readequamos o layout da unidade e processos. Essa marca de 1.000 dias sem acidentes foi construída diariamente, não aconteceu do dia para a noite”, afirma Rafael Marrocos, gerente de operações da divisão de soluções de distribuição da ABB Eletrificação.

 

Funcionário seguro

 

Uma das campanhas realizadas pela ABB é a de Hazards, que consiste no reporte de situações que podem colocar a segurança dos colaboradores em risco. A ação conta com “os olhos” de toda a equipe da unidade. Para isso, os funcionários passam por um programa, que além do treinamento em segurança, ensina habilidades específicas para reduzir os erros, lesões e incidentes que podem acontecer diariamente, trabalhando os fatores humanos envolvidos.

Outra campanha, o SOT, leva os gerentes ao chão de fábrica para avaliar riscos, perigos e todas as questões relacionadas ao “Health, Safety and Environment” (HSE), nomenclatura em inglês para o conceito de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Segundo Marrocos, além da meta de negócios, os gestores têm metas para manter o funcionário seguro. Cada gerente precisa participar, por exemplo, de 12 tours pela fábrica e realizar quatro reportes de risco por ano.

Em 2021, no total, 943 possibilidades de acidentes foram eliminadas por meio da campanha de Hazards, e os gestores realizaram 270 SOTs. Considerando os 260 dias de trabalho por ano, o resultado do ano passado representa 1 SOT e 3,6 Hazards por dia.

“Tudo se resume em uma palavra: parceria! Na ABB, todos estão envolvidos na prevenção, não importa o cargo ou função, incluindo contratados que dão suporte em picos de produção. Com a marca de 1.000 dias sem nenhum acidente do trabalho, provamos que é possível ter segurança com produtividade, qualidade e lucratividade”, afirma Marcelo Brancalion, gerente de HSE da ABB Eletrificação.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link