Tecnologias imersivas aprimoram treinamentos e reduzem acidentes de trabalho

0

O uso de tecnologias imersivas e de inteligência artificial tem mostrado resultados impressionantes no campo da Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Após capacitar mais de 200 mil funcionários por meio de uma solução do gênero, a Petrobras reduziu para menos de 1% o número de acidentes laborais ao longo de um ano. O uso desses recursos de última geração também ajudou 25 grandes indústrias de Santa Catarina nas áreas de alimentação e construção civil a diminuir em 52% a taxa de erros nas avaliações de SST feitas junto a 50 mil trabalhadores.

 

Em ambos os casos, os treinamentos basearam-se numa plataforma que envolve experiências gamificadas em 2D, 3D, realidade virtual, aumentada e mista, com acesso por PC, dispositivos móveis, óculos VR e Mixed Reality, além de salas imersivas e uma mesa interativa.

 

A abordagem foi desenvolvida pela Sábios, uma Edtech (companhia especializada em tecnologia da educação) sediada em Florianópolis. Em 11 anos no mercado, 98% dos projetos da empresa foram voltados para áreas operacionais e de prevenção e segurança do trabalho de grandes indústrias. Raízen, Volkswagen, Gerdau e Biolab estão entre os clientes já atendidos.

 

“A nossa metodologia treina o cérebro para que, quando a pessoa se deparar com determinada situação concreta, ela consiga lidar com a sua emoção e agir da forma correta, pois o cérebro já foi treinado para aquele momento”, explica Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios. Nos treinamentos, os trabalhadores passam por experiências virtuais muito próximas da realidade do dia a dia. “Com isso, aprimoram suas habilidades e atitudes e adquirem, de maneira eficaz, a cultura de segurança”.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 30.04.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link