Dia do Cipeiro no Estado de São Paulo é celebrado na ANIMASEG

0

No dia 11 de maio foi celebrado, no Estado de São Paulo, o Dia do Cipeiro. Para homenagear todos os cipeiros paulistas, o Comendador de SST Orlandino do Santos organizou um encontro na sede da ANIMASEG. Estiveram presentes representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura Municipal de São Paulo, da Enel e do Hospital Israelita Albert Einstein, incluindo a Fundacentro, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (SINTESP), o Conselho de Representantes de CIPAS (CRECIPAS), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), Fiera Milano Brasil (Revista Cipa), entre outras instituições.

Desde 2010, o Dia do Cipeiro no Estado de São Paulo é comemorado em toda segunda quarta-feira do mês de maio.  Um reconhecimento conquistado devido ao trabalho incessante de um dos prevencionistas mais admirados no Brasil, o Técnico de Segurança em SST Orlandino dos Santos.

 

Atuação reconhecida

 

De acordo com o diretor Executivo, Raul Casanova Junior, “a ANIMASEG visa apoiar projetos e incentivar ações que promovam a cultura de prevenção. Os cipeiros fazem parte da grande família de profissionais de SST. Para nós, é uma grande honra contribuir para que a atuação dos cipeiros seja cada vez mais reconhecida e valorizada”.

Quando o assunto é CIPA, a maior referência do setor é o Técnico em Segurança no Trabalho, Orlandino do Santos. Nascido em Duque de Caxias, RJ, o Técnico começou o combate contra acidentes de trabalho na década de 1960, quando trabalhava em uma fábrica de motores e presenciou um acidente gravíssimo, uma prensa atingiu um funcionário.

Esse episódio foi um dos gatilhos para que o Orlandino buscasse aprimorar seu conhecimento relacionado à prevenção de acidentes, se especializando, em 1972, como Técnico em Segurança no Trabalho. E, desde então, ele vem atuando e disseminando Brasil afora a cultura de prevenção.

 

CIPA nas escolas

 

Um dos projetos mais grandiosos que o prevencionista desenvolveu foi o CIPA na Escola. Orlandino acredita que para criar uma cultura de prevenção o assunto deve ser abordado e incentivado desde a tenra infância, pois, as crianças serão os futuros trabalhadores ou empregadores a promover as boas práticas de trabalho seguro e saudável.

O CIPA na Escola auxilia a desenvolver uma maior conscientização sobre os riscos de acidentes no só no ambiente escolar como também no familiar, criando o espírito de ‘cipeiro’ no futuro cidadão.

Disseminar a prevenção de acidentes virou seu propósito de vida e isso trouxe reconhecimentos transformados em lei. Em 2003, foi decretado na cidade de Duque de Caxias a data de 29 de agosto como o Dia Municipal da Segurança na Escola, sendo posteriormente decretada também uma comemoração estadual. A data é ainda mais especial por a de seu aniversário.

A Lei nº 2.170, de 30 de junho de 2008, criou a Semana de Prevenção de Acidentes no Município de Duque de Caxias, sendo realizada anualmente na segunda semana de outubro. No Estado de São Paulo, a Lei 14.012, de 9 de abril de 2010, instituiu o mês de maio como o do cipeiro. Em âmbito nacional, a Lei Federal 12.645/2012, decretou a data de 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

Por sua dedicação ao trabalho de prevenção de acidentes, Orlandino foi homenageado com a Comenda de Honra ao Mérito de SST, em 2019, na categoria Técnico de Segurança do Trabalho.

 

Fonte: Animaseg

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link