Cerest-ES promove primeira edição de encontro de vigilância em SST em São Mateus
A região Norte do Espírito Santo recebeu pela primeira vez o Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-ES), Núcleo de Vigilância em Saúde e Superintendência Regional de Saúde da cidade de São Mateus (SRSSM).
O evento, ocorrido em novembro, contou com a participação de 120 trabalhadores, referências técnicas e gestores da Saúde de 13 dos 14 municípios que compõem a regional Norte de Saúde, além de autoridades estaduais e nacionais ligadas à Saúde e Direito do trabalhador.
Maira Motta, enfermeira, é uma das responsáveis por implementar a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) no município e contou sua experiência no evento, ressaltando a importância da Vigilância na prevenção de acidentes. “A Visat deveria existir há muito tempo e em todos os municípios. É determinante na redução da mortalidade da população trabalhadora e na prevenção de doenças relacionada”, endossa.
Direitos trabalhistas e vigilância
Uma das palestrantes, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), em São Mateus, Polyana de Fátima França, ressalta um dos grandes desafios do órgão na fiscalização de casos, que é a subnotificação.
França aponta que é preciso ações conjuntas das instituições do setor, para assim serem criadas políticas públicas adequadas ao tema.“A implementação pode evitar dor e sofrimento aos trabalhadores. A subnotificação foi um dos pontos mais conversados no evento. Acredito que saímos desse encontro mais conscientes da necessidade de adotar medidas para combater esse problema. Atualmente, não temos dados precisos e a ausência deles nos dá a falsa impressão que não existem mazelas graves a serem combatidas”, comenta a magistrada.
Foto: divulgação