“Autoacalmar-se”: a dinâmica que ajudou os servidores da Câmara de Curitiba a lidar com o estresse no trabalho em 2024

0

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), PR, divulgou recentemente um balanço das ações promovidas pela Casa em prol da saúde ocupacional e bem-estar de seus servidores no decorrer de 2024. As orientações com foco no “autoacalmar-se” ditaram as iniciativas.

Dentre as atividades, a divulgação de dicas diárias sobre ergonomia na ferramenta de comunicação interna da CMC, campanha de postura correta e alongamentos durante a rotina, cujo material foi elaborado pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) e da Comissão Permanente da Proteção da Atividade Funcional (Copraf).

Outra iniciativa foi a promoção de ginastica laboral, com dinâmica conduzida por Jaqueline Bezerra de Morais, fisioterapeuta e ergonomista da CMC, e, desde setembro, os servidores têm à disposição vídeos com os exercícios para realizaram a qualquer momento.

“O objetivo é incentivá-los a fazerem uma pausa e a realizarem a atividade também quando estão em teletrabalho. Foram divulgados três vídeos, produzidos pela Diretoria de Comunicação Social, sobre ginástica para membros superiores, para fortalecimento isométrico e para membros inferiores, com cerca de cinco minutos cada um”, informa comunicado.

 

“Autoacalmar-se”

 

Durante a 3ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), a CMC enfatizou o tema “Equilíbrio Emocional no Ambiente de Trabalho”, com palestras educativas, massagem e blitznos setores administrativos e gabinetes dos vereadores.

Houve a entrega de material informativo sobre a importância do cuidado com a saúde mental e entrega de regalos, como bolinhas antiestresse. “O equilíbrio mental está relacionado à saúde mental e isso vale tanto às empresas quanto para as instituições públicas. A Câmara deve entrar nesse debate e, para atingir esse objetivo, optamos por uma abordagem informal e descontraída”, destaca Vanessa Rodrigues de Oliveira Lima,chefe da Divisão de Saúde Ocupacional da CMC.

Um dos destaques foi uma dinâmica em grupo intitulada “Autoacalmar-se”. Divididos em equipes de cinco pessoas, os participantes fizeram uma meditação guiada, seguida por um café da tarde. “Nós, da equipe da Saúde, queremos que os funcionários entendam seus sentimentos e saibam como lidar com eles. E, caso necessário, devem saber que estamos à disposição para fornecer suporte”, afirma Jaqueline Bezerra de Morais, fisioterapeuta da Casa.

Foto: Maicon Soares/CMC

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...