À memória do primeiro editor

0

Nas publicações da Fiera Milano Brasil (revistas CIPA, Incêndio e Security) não costumamos publicar notas de falecimento por uma política editorial, focada exclusivamente na divulgação de informações técnico-comerciais para os profissionais dos respectivos setores. Entretanto, seria imperdoável deixar de fazer um registro hoje da partida de Luiz Carlos Gabriel, que faleceu ontem, 10 de abril de 2023, em São Paulo.

Gabriel, como era conhecido por todos, foi o primeiro e mais longevo editor da Revista CIPA. Começou ainda nas primeiras edições e esteve sob o comando jornalístico da publicação até alguns anos atrás. “As primeiras reportagens eram produzidas em laudas datilografadas”, como fazia questão de recordar. Aliás, como ele gostava de contar histórias! No ano passado, por ocasião da edição 500 da Revista CIPA (hoje CIPA & Incêndio), voltei a conversar com ele, então com 82 anos. Durante mais de uma hora falamos ao telefone. Expliquei o motivo do contato e ele logo se prontificou a falar.

“Logo que foi lançada, a revista se tornou uma ferramenta de trabalho. O setor de segurança estava sendo regulamentado e não existiam as facilidades de comunicação de hoje em dia, com a internet, por exemplo. Quando muito contávamos com o telefone”, recordou o experiente editor durante a nossa última conversa. Contou também que a revista reunia e analisava as novidades, publicando na íntegra toda a legislação e normativa de interesse dos técnicos. “Assim, virou leitura obrigatória.”

Gabriel lembrou que, no final da década de 1970, o mercado era relativamente pequeno e muitos profissionais se conheciam e trocavam informações entre si. Era uma alternativa em tempos de escassez de veículos de comunicação especializada na área e da quase inexistência de cursos de atualização. O próprio editor da revista viu-se obrigado a virar instrutor e ministrar cursos para atender à demanda dos técnicos.

Além de jornalista, Gabriel era pedagogo, estudou Administração de Recursos Humanos e se especializou em Administração e Desenvolvimento de Pessoal. Como professor dedicado, gostava de explicar e lembrar os fundamentos de cada tema abordado. Pelas suas contribuições, em 2010, tornou-se uma das personalidades de SST agraciadas com a “Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho”, principal reconhecimento do setor. Entre outros reconhecimentos também foi agraciado com a Grande Oficial da Ordem do Mérito Previdenciarista da Agência Brasil de Segurança.

Outra de suas paixões era o escotismo, ao qual passou a se dedicar os 7 anos. Foi no grupo que ele conheceu a esposa Nadia Gabriel, com quem se casou em 1970. Eles tiveram dois filhos e dois netos. Todos passaram a conviver com a paixão do velho editor da CIPA pelo segmento de segurança. À família e aos amigos os nossos sentimentos!

Gabriel foi e continuará sendo um exemplo de ser humano íntegro, apaixonado pelo que faz, muitas vezes turrão para defender seus pontos de vista, mas sempre amável. Um profissional e um pessoa inesquecível para os setores de segurança do trabalho, prevenção e combate a incêndio e segurança privada. Vá com Deus. Obrigado, Gabriel!

Marcelo Couto, editor da Revista CIPA & Incêndio, em nome da equipe da Fiera Milano Brasil e de todos os seus companheiros da estrada jornalística

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...