“Abrace as Diferenças” foi tema da 3ª Semana da Diversidade & Inclusão da BASF  

0

A unidade da BASF, em Camaçari, BA, promoveu, entre os dias 18 a 21 de outubro, a terceira edição da Semana de Diversidade & Inclusão para os colaboradores e colaboradoras em toda América do Sul. Foram discutidos, ao longo da programação, temas como liderança, diversidade entre as gerações, parentalidade, pluralidade cultural, inclusão, autoconhecimento e segurança psicológica.

 

Essa agenda contou com a participação de executivos da empresa, representantes dos Grupos de Afinidade e demais colaboradores. Com o tema “Abrace as diferenças”, a BASF debateu como iniciativas simples — um abraço, por exemplo – pode proporcionar uma conexão real entre as pessoas. A companhia acredita que é preciso respeitar e acolher as diferenças presentes em cada indivíduo para que possa ser construído em conjunto um espaço de entendimento.

 

Para Maíra Simionato, Gerente de Desenvolvimento e Aquisição de Talentos e Employer Branding na BASFa empresa prioriza em sua estratégia organizacional ações que valorizem a diversidade e à promoção da inclusão em seu ecossistema, desde os processos seletivos, passando pelos programas de desenvolvimento e retenção de talentos, até a sua cadeia de fornecimento. “Na BASF, praticamos o nosso ‘Jeito E’, uma postura que nos permite ser produtivos e sustentáveis ao mesmo tempo, gerando impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. A mesma visão nos orienta durante a valorização da diversidade e da inclusão: não há ‘ou’, praticamos o ‘e’, promovemos a conexão entre as pessoas”, pontua.

  

Diversidade e Inclusão na prática

 

A companhia atua com diferentes grupos de afinidade, com colaboradores e colaboradoras, voluntários e voluntárias da empresa: o BYOU, garantindo o respeito e inclusão das pessoas LGBTI+; Women in BASF (WIB), focado na equidade de gênero; o Black Inclusion Group (BIG), voltado à equidade racial, o Be Different, que fomenta a inclusão das pessoas com deficiência e o X-Generations @BASF (XGen) que valoriza a diversidade de gerações.

 

Alguns desses grupos possuem uma rede de aliados e aliadas, levando o tema ainda mais adiante na empresa. Todos os envolvidos contribuem com o desenvolvimento do calendário da área de Diversidade & Inclusão, participando ativamente da organização de eventos, cooperando com as campanhas e comunicados internos.

 

Times diversos, operando em um ambiente inclusivo e em uma cultura de respeito, trazem interações de maior valor, geram inovação e soluções diferenciadas. “Como parte da governança do tema na companhia, contamos com uma área dedicada. O time de D&I faz parte do time de liderança de RH para a América do Sul e atua também de forma a integrar os conceitos de D&I como um pilar crucial para todos os diversos subsistemas e processos de RH, por exemplo: práticas de Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento de Liderança, Experiência do Colaborador, Remuneração e Benefícios etc“, finaliza a executiva.

 

A empresa criou também o Banco de Talentos de Diversidade, com objetivo de buscar profissionais para atuar nos diferentes segmentos da empresa. O banco é destinado a pessoas com deficiência, mulheres, membros da comunidade LGBTI+, pessoas com mais de 50 anos e pessoas pretas e pardas.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...