Abril Verde: CIPA e SESMT são motes para a campanha 2025 do MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nessa semana a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) 2025, que tem em seu escopo reforçar a cultura preventiva, com destaque ao fortalecimento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), instrumentos essenciais dentro das organizações. A iniciativa está em consonância com os objetivos do Movimento Abril Verde.
“A CIPA e SESMT são importantes, e também precisamos conscientizar os novos auditores-fiscais que ingressarão na Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). Serão de mais 900 profissionais que serão essenciais para reforçar a fiscalização e contribuir à construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável”, frisou no evento Luiz Felipe Brandão de Mello, secretário de Inspeção do Trabalho.
Uma das entidades participantes, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ressaltou o compromisso do setor da construção com a redução de acidentes e a valorização dos trabalhadores. “Temos canteiros mais seguros e trabalhadores mais saudáveis, amparados pelos equipamentos e assistência necessários ao pleno exercício de suas atividades em um ambiente de segurança”, argumentou Renato Correia, presidente da CBIC.
Campanha Abril Verde pelo país
O Brasil registrou 732.751 casos de acidentes e doenças do trabalho entre segurados do INSS, segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social, em 2023. Entre os casos registrados, mais de 2.780 trabalhadores vieram a óbito, e 6.352 sofreram incapacitações permanentes. Isso sem falar nas subnotificações.
O Abril Verde ressalta ainda mais a necessidade de ações preventivas no ambiente laboral pelo país. No Distrito Federal, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) está realizando uma campanha de reconhecimento das unidades de atendimento que mantêm períodos sem acidentes de trabalho.
As que alcançarem três meses consecutivos sem registros de acidentes vão receber um certificado padrão.“Nosso objetivo é evitar acidentes e doenças, orientando os colaboradores sobre procedimentos corretos e realizando análises de risco das atividades”, destaca Lúcio Flávio de Marins, gerente de Saúde e Segurança no Trabalho do IgesDF, à Agência Brasília.
Já em Foz do Iguaçu, PR, prédios públicos foram iluminados em tom verde para lembrar dessa mobilização. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck ampliou suas ações aos colaboradores, coordenadas pelo SESMT e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT-Visat), como ginástica laboral e distribuição de materiais educativos.
“A ginástica laboral não apenas cuida do corpo, mas também tem um impacto significativo na saúde mental. Movimentos simples ao longo do dia ajudam a reduzir o estresse, melhorar o foco e promover o bem-estar”, comenta Kellen Sturmer, responsável pelas atividades físicas no hospital, ao GDia.
Foto: CBIC