A Canpat – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, ação desenvolvida pelo Ministério da Economia, lança no próximo dia 21 a Canpat Construção 2021, durante o VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção. O tema deste ano será Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil, segundo Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, seguindo o programa da Canpat Nacional.
De acordo com Ferreira Filho, a importância da Canpat Construção está em mostrar para a sociedade que segurança e saúde no trabalho não é apenas um investimento ou um tipo de gasto dentro das empresas como equipamentos de EPI e treinamentos.
“Muito pelo contrário, a segurança e a saúde como valor pode elevar e melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, pode tornar o trabalhador mais produtivo, afinal de contas, uma obra segura, organizada, produtiva, é, por consequência, lucrativa também. Isso é muito importante também para buscar o bem-estar dos trabalhadores dentro do canteiro, maior engajamento deles em relação ao trabalho. Ou seja, investir em segurança e saúde no trabalho tem um retorno muito positivo para a empresa, para a sociedade, para o Brasil e para a economia como um todo”, afirmou.
Ações da Canpat Construção previstas para 2021
No dia 22 ocorre o Seminário Técnico Nacional da Nova NR-18, evento virtual para toda a cadeia da Construção Civil. Também serão apresentadas as ações da Canpat Construção 2021. “Vamos realizar os Diálogos Regionais, com datas a serem definidas, com temas como a Aplicação da NR-18 e outras NRs de impacto no setor, Diagnósticos quanto a problemas que envolvem SST no setor e as principais causas de acidentes; e Propostas de aperfeiçoamentos e ajustes necessários: Discussão com o Governo e Trabalhadores”, lembra Ferreira Filho.
O dirigente explica ainda que será dada continuidade à campanha “Não Vamos Baixar a Guarda”, que visa a prevenção à Covid-19, com distribuição de adesivos, máscaras faciais, produção de peças de conscientização, palestras em canteiros de obra, distribuição de máscaras para as famílias dos trabalhadores e orientação sobre protocolos para as empresas.
“Já no Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que acontece em 1 de outubro, faremos uma mobilização das entidades do setor da construção em conjunto com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT para levar para todo o Brasil um projeto que já temos na cidade de Chapecó (SC) que apresenta aos alunos da rede de ensino a importância da cultura prevencionista”, afirma.