Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho, no formato híbrido, oferece módulo sobre Cipa e negociação sindical
A Temática 2 – Cipa, Diálogo Social e Negociação Sindical – do Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho será realizada de 12 a 14 de setembro, das 14h às 18h, no auditório da Fundacentro, em São Paulo/SP. Haverá retransmissão para salas de aula presenciais em Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA. Para participar, é preciso se inscrever pelo link, a partir das 10h, de 31 de agosto. A lista de espera será divulgada a partir de 4 de setembro.
No primeiro dia de aula, ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Clemente, falará sobre o papel da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) no diálogo social nas empresas em matéria de SST. Clemente é formado em Administração de Empresas e em Ciências do Trabalho, com especialização em Administração de Recursos Humanos, Didática do Ensino Superior e Economia e Trabalho. Já o tecnologista da Fundacentro, Leônidas Pandaggis, engenheiro de minas e de segurança, com mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (USP), explicará como deve funcionar uma Cipa.
Curso no formato híbrido
A primeira aula do dia 13 setembro será sobre como enfrentar a questão do assédio nas empresas, ministrada pela tecnologista Solange Schaffer, pedagoga, especialista em Higiene do Trabalho, mestre em Gestão da Saúde do Trabalho e Meio Ambiente e doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Leônidas Pandaggis também dará aula no segundo dia de curso sobre árvore de causas da acidentalidade.
Por fim, em 14 de setembro, o diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini, abordará a negociação coletiva sindical. Todeschini é graduado e mestre em Direito com doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). O último dia de aula é encerrado com debate coordenado pelo assessor da DCT (Diretoria de Conhecimento e Tecnologia), Jorge Pontes, filósofo, especialista em Gestão Pública, mestre em Políticas Públicas e com doutorado em andamento em Epidemiologia pela USP.
Construção modular
O Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho foi pensado no formato de construção modular, com conteúdo e bibliografia estabelecidos pelos expositores, dividido em cinco módulos temáticos. O objetivo principal é levar o conhecimento de SST a partir de uma visão crítica, democrática e transformadora, que contribua para a melhora das relações de trabalho em consonância com o ideal de um trabalho seguro e decente.
Os módulos, chamados de temáticas, são independentes e sem pré-requisitos. São cinco temáticas propostas, com carga-horária média de 12 horas e com intervalos quinzenais: Introdução a Segurança e Saúde no Trabalho – Histórico e Perspectivas; Cipa, Diálogo Social e Negociação Sindical; Normas Regulamentadoras (NRs): prevenção, proteção e desafios; Segurança e Saúde no Trabalho, Previdência Social e o Ministério Público do Trabalho; e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.
O curso busca fazer com que os participantes conheçam os principais conceitos em SST; identifiquem dificuldades para alcançar o ideal de um trabalho seguro e decente; e discutam de forma crítica, democrática e transformadora a aplicação de normas, regulamentos e pontos de vista a respeito do mundo do trabalho.
Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho
Temática 2: Cipa, Diálogo Social e Negociação Sindical
Data: 12 a 14 de setembro, das 14h às 18h.
Locais: Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Inscrição: a partir das 10h de 31/08 pelo link.