EPI é também para proteção dos caminhoneiros  

0

Quando falamos de Equipamento de Proteção Individual, pensamos geralmente no trabalhador em locais fechados, em alturas ou mesmo exercendo atividades nas ruas. Contudo, quem circula pelas estradas também precisa de cuidados. Estamos falando dos caminhoneiros que muitas vezes dirigem por horas seguidas, transportando cargas perigosas e também em condições insalubres, sendo obrigatório o EPI é fundamental para garantir a segurança dos caminhoneiros, pois protege contra acidentes e lesões.

As regulamentações para o EPI são as mesmas empregadas em outras categorias de trabalho, ou seja, a Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho e a Norma Brasileira 9735/2016, da ABNT. A última, aliás, trata especificamente no transporte de cargas perigosas, determinando qual o conjunto mínimo de equipamentos que devem ser utilizados pelo condutor e seus auxiliares durante o processo.

 

EPIs para motoristas

 

Na lista de itens a serem usados, muitos são necessários em atividades em que o motorista não está dirigindo, como protetores auricularesnos processos de carga e descarga em locais com nível de ruído acima do permitido; luvas ao entrar em contato com produtos químicos e, inclusive, durante inspeções e manutenções no caminhão, óculos de proteção, também no manuseio de químicos; capacete e coletes luminosos, esse item, aliás, é mecanismo que salva vidas, caso o motorista precise sair do caminhão à noite ou em caso de acidentes.

Outros EPIs pouco falados e que são importantes, em especial no transporte e carga/descarga de químicos é o respirador para pó de proteção das vias respiratórias contra poeira e máscara, ambos ideais para que não se entre contato com substâncias nocivas à saúde, como manuseio de tintas, soldas, lixamento e demolição de materiais.

 

Foto: Reprodução

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...