Empresas já têm acesso às informações referentes ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP) 2021, com vigência para o ano de 2022. A consulta pode ser feita pelos sites do Ministério do Trabalho e Previdência, e da Receita Federal do Brasil. Deve ser utilizada a mesma senha para outros serviços de contribuições previdenciárias.
O FAP 2021 foi calculado para o universo de 3.352.858 estabelecimentos. Para 93,25% destes é prevista bonificação. Para 3,73%, sobretaxação. Contestações poderão ser feitas por meio eletrônico no período de 1º a 30 de novembro e serão analisadas pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
Aplicado desde 2010, é um sistema de bonificação ou sobretaxação do Seguro contra Acidentes de Trabalho (SAT), individualizado para cada estabelecimento da empresa. O cálculo é feito considerando a frequência, a gravidade e o custo previdenciários dos acidentes e doenças do trabalho sofridos por seus trabalhadores, por meio de comparação desses indicadores entre as empresas da mesma atividade econômica. Sistemas semelhantes são adotados em outros países há mais tempo e têm se mostrado uma ferramenta eficiente para incentivar a prevenção dos acidentes e doenças relacionados com o trabalho; assim como promover a melhoria e a qualidade de vida no trabalho.