Localfrio reduz acidentes com afastamento

0

Operador logístico registra queda expressiva com implementação de programa com foco no comportamento humano 

A Localfrio, uma das maiores empresas de logística integrada do país, obteve resultados expressivos em um programa destinado à saúde e segurança de seus colaboradores. De acordo com a companhia, houve redução de 96% na Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (TFCA) de 2018 até 2020. O TFCA é calculado a partir do número de acidentados com lesão com afastamento por milhão de horas-homem expostas aos riscos.

O indicador, estabelecido pela International Association of Industrial Accident Board and Comission (Associação Internacional das Indústrias, Conselhos e Comissões de Acidentes, da Organização Internacional do Trabalho) e pela Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho – NBR 14.280 ABNT, é uma das principais referências no ambiente empresarial como indicador de desempenho e para balizamento de políticas e programas de Saúde e Segurança do Trabalho.

“Este resultado é reflexo da implantação do programa de cultura em SSMA – LOCAL SEGURO, modelo de gestão implementado pela Localfrio com foco no comportamento humano. Além do reconhecimento e antecipação dos riscos, tem como principais pilares a liderança pelo exemplo, a responsabilidade de linha, o conceito de dono, a disciplina operacional e administração dos desvios”, explica Carlos Eduardo Sitta, gerente de QSSMA da Localfrio.

O executivo conta que a adoção do programa vai além dos resultados obtidos com a queda de TFCA. “É um programa de cultura em SSMA que visa à redução de acidentes pessoais, materiais e recursos perdidos, interrupção operacional, custos de reparação, multas, entre outros. Porém, percebemos que outras conquistas acabam vindo naturalmente, como a melhoria no desempenho operacional, a retenção de profissionais que percebem através do conceito de segurança a valorização da vida, bem como uma melhor percepção dos stakeholders, na melhoria de seu desempenho e a internalização do SSMA como um bom negócio”, conclui.

Sobre a Localfrio

A Localfrio é uma das maiores companhias de logística do mercado brasileiro. Com 67 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São seis unidades operacionais, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível.

A Localfrio é única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país. A companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A companhia é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 30.01.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link