Fiscalização no Porto Paranaguá constata irregularidades nas condições de trabalho
Auditores fiscais do trabalho, vinculados à Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Emprego, realizaram em 02 de abril uma operação no Porto de Paranaguá, PR, para apurar denúncias de irregularidades em algumas áreas, incluindo riscos à Saúde e Segurança no Trabalho (SST) em um dos terminais que atuam no transporte de grãos.
Segundo informações divulgadas pelo site Bem Paraná, em um dos galpões foram encontrados riscos à saúde dos trabalhadores, o que inclui instalações elétricas em mau estado de conservação e sem manutenção adequada, o que pode causar riscos de explosão. Também foram constatadas que por conta do excesso de poeira de grãos em suspensão, concentradas no ar e no chão, pode tornar um combustível quando aliado ao oxigênio e uma fonte de ignição.
Irregularidades e risco de acidentes
“Subimos até as esteiras transportadoras do corredor de exportação e identificamos diversas irregularidades, desde a parte de incêndio, a falta de equipamentos de combate a incêndio, até questão de buracos, acarretando na possibilidade de queda dos trabalhadores”, ressalta, também ao site, Diego Alfaro, coordenador do Projeto Portuário da Secretaria da Inspeção do Trabalho no Paraná.
Cabem agora aos responsáveis tomar providências sob pena de interrupção dos serviços até que as irregularidades encontradas sejam sanadas.
Foto: reprodução