FISP 2022: principal feira na área de segurança volta ao modelo presencial após quatro anos de pausa, provocada pela Covid 19
Por Adriana Gavaça
O clima foi de muito otimismo e animação durante o primeiro dia da Fisp – 23ª Feira Internacional de Segurança e Proteção e da 14ª Fire Show – InternationalFire Fair, que acontece de hoje até quinta-feira (dia 20), no São Paulo Expo.
Depois de quatro anos de longa esperada – a última edição da Fisp foi realizada em 2018, antes da pandemia do coronavírus – o evento volta ao formato totalmente presencial. A Fisp é realizada pela Animaseg, Abraseg e Sindiseg, e é promovida pela Fiera Milano Brasil.
A gerente comercial de Workwear da Cedro Têxtil, Renata Garcia Parsia (foto), foi uma das que comemorou o retorno do evento. “A pandemia inicialmente foi uma preocupação muito grande para a empresa, principalmente com a saúde dos colaboradores. Mas a Cedro, com muita responsabilidade, conseguiu definir uma estratégia em que os colaboradores pudessem trabalhar e entendemos qual era o nosso papel nesse mercado”, explica Renata.
O aumento de produção da linha de tecidos profissionais já estava em curso quando a pandemia chegou e se consolidou na pandemia, de acordo com dados da empresa. Enquanto no passado o segmento de moda respondia pela maior fatia dos negócios da empresa, hoje o segmento de segurança se equipara em importância. “Crescemos com a demanda da Covid-19, mas estamos construindo esse mercado há três décadas. Desde então, aprimoramos a performance dos materiais com pesquisas internacionais”, afirma o gerente de Marketing da linha Workwear, Leandro Coelho.
Inovação
A Ideal Work investiu nos últimos anos em soluções sustentáveis, que agora estão sendo apresentadas em primeira mão na Fisp. Segundo Antonio Rodrigues (foto), CEO da Ideal Work, “buscamos novas tecnologias para mostrar que é possível produzir e confeccionar tecidos de forma sustentável. Foram dois anos de pesquisa e desenvolvimento e R$ 4 milhões de investimento para atingir o resultado de excelência. Com o pioneirismo da nossa empresa, colocamos mais uma vez o Brasil no centro das atenções quando o assunto é sustentabilidade”.
O resultado desse investimento foi o lançamento do Ecowork – tecido para uniformes profissionais proveniente da economia circular, processo em que o uniforme usado e o resíduo voltam a ser o mesmo produto que foi em sua origem.Ainda segundo Rodrigues, “os desafios impostos após eclosão da pandemia deram início ao projeto do tecido Ecowork em direção ao cuidado com o planeta.”
Novidades
Já a Bracol levou para a Fisp novas tecnologias em calçados de segurança. O gerente comercial Bruno Scarponi (foto) destacou que depois de quatro anos sem feira, “estávamos precisando desse momento de aproximação com os clientes”. Nessa edição, a empresa apresentou a segmentação de mercado, além do investimento em tecnologia, que pode ser conferida de perto através do lançamento de três modelos de tênis, que aliam proteção e estilo.
Eventos paralelos
A Feira Internacional de Segurança e Proteção, que acontece em paralelo com a Fire Show – International Fire Fair, conta ainda com a realização de eventos ligados ao setor de SST e meio ambiente, como o Simpósio Ambientes Seguros 2022. O eventos acontecem até dia 20, quinta-feira, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Jabaquara, São Paulo – SP.
Mais informações: https://fispvirtual.com.br/16/ | www.https://fireshow.com.br/16/