Fortalecimento dos Conselhos de Saúde é uma das propostas do Tocantins para o SUS nacional

0

As condições de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins foram tema da Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Cegtes), que trouxe o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A proposta é fortalecer os Conselhos de Saúde do estado.

Em sua segunda edição, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), consolidando propostas e a formulação de políticas na área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no âmbito do SUS tocantinense, com palestras, diálogos e debates.

 

Valorização dos Conselhos de Saúde

 

Dentre as iniciativas no estado à categoria, estão a implementação do Programa Diversidade na Saúde, o Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde (Lei nº 4.422, de 27 de maio de 2024) e a reestruturação dos ambientes hospitalares com foco no bem-estar dos servidores. “O SUS não é feito apenas de uma pessoa, são várias mãos que fazem esse grande sistema funcionar, então, esse espaço democrático é necessário para a construção conjunta das políticas gestão do trabalho e educação em Saúde”, frisa Carlos Felinto, titular da SES-TO.

No último dia do evento, ocorrido em agosto, foram formuladas nove propostas para apresentação e debate em Brasília, em conferência nacional a ser realizada em dezembro.”Uma das propostas busca o fortalecimento de uma área que trata dos conselhos municipais de Saúde, conselhos locais de Saúde e dos conselhos estaduais de Saúde. Isso pode se tornar lei nacional, que beneficiará todos os profissionais que atuam na defesa da saúde pública”, avalia Mário Benício, presidente doCES/TO.

 

Foto: Lennon Pereira/Saúde

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...