Fundacentro firma parceria para melhorar notificações de acidentes em hospitais
A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) assinou um acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para unir esforços em notificar lesões relacionadas ao trabalho que afetam os usuários dos hospitais universitários no Brasil.
Segundo o acordo, de dois anos, cabe a Fundacentro, por meio do Projeto Caminhos do Trabalho, atender os usuários encaminhados pela Ebserh para avaliação do nexo entre o adoecimento do trabalhador e sua atividade ocupacional. Já a Ebserh vai fornecer espaço nos hospitais geridos para que os times do Projeto possam fichar, atender e indicar a entrada de todos os usuários, mapeando se a ida ao estabelecimento de saúde foi por conta de acidente de trabalho ou doença ocupacional.
Notificações em hospitais
“É necessário encaminhar todos os casos de usuário com suspeita de adoecimento laboral para a avaliação pelo Projeto Caminhos do Trabalho, bem como incentivar que todos os médicos em atividade nos hospitais notifiquem os casos que possam estar relacionados aos acidentes e doenças ocupacionais”, informa nota.
A Fundacentro coordena uma rede de atendimento em diversas regiões do país, contando com a colaboração de universidades públicas e outras instituições. A Ebserh, por sua vez, disponibiliza espaço em hospitais universitários para a realização dos atendimentos e contribui para a identificação de casos suspeitos de adoecimento relacionado ao trabalho.
Entre os serviços oferecidos estão:
- Orientação jurídica: Esclarecimento de dúvidas sobre direitos trabalhistas e previdenciários.
- Atendimento médico: Avaliação médica com foco na relação entre o problema de saúde e o trabalho, incluindo emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se necessário.
- Apoio jurídico: Assistência jurídica nas áreas trabalhista e previdenciária.
Os benefícios do projeto visam:
- Combate à subnotificação: O projeto contribui para identificar e registrar casos de doenças e acidentes de trabalho, muitas vezes subnotificados.
- Acesso à saúde e direitos: Trabalhadores têm acesso a atendimento médico especializado e orientação jurídica gratuita.
- Prevenção: A identificação precoce de problemas de saúde relacionados ao trabalho permite a adoção de medidas preventivas.
Foto: reprodução