Ergonomia é destaque na edição de 50 anos da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, da Fundacentro

0

A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), publicação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), celebra seus 50 anos com um dossiê temático “RBSO 50 Anos”.

Os ensaios abordam diversos aspectos relacionados ao mote Segurança e Saúde no Trabalho (SST), como ergonomia, psicologia social do trabalho, cultura de segurança e acidentes ampliados no contexto industrial e sua integração com temas relacionados à saúde ambiental e SST.

 

Fundacentro destaca a Ergonomia

 

Um dos temas discutidos na edição é a importância da ergonomia na prevenção de acidentes e danos à saúde do trabalhador. E não é para menos: estima-se que até 2050, haverá 843 milhões de casos prevalentes de casos de dores lombares no planeta, um dos mais recorrentes motivos de afastamento nas funções de trabalho. Em 2020, o problema já afetou 619 milhões de pessoas no mundo, aponta estudo do jornal The Lancet.

Na publicação brasileira “RBSO 50 Anos”, o ensaio intitulado “A contribuição da ergonomia para a segurança no trabalho”, os pesquisadores Eugênio Paceli Hatem Diniz (Fundacentro, escritório de Minas Gerais), Francisco de Paula Antunes Lima (Universidade Federal de Minas Gerais,UFMG) e Raoni Rocha Simões (Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP) discernem sobreos benefícios da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) na prevenção de acidentes em sistemas de produção com altas taxas de acidentes, em especial os ultrasseguros e àqueles que atuam no serviço de motofrete.

“A análise da atividade dos motofretistas permitiu evidenciar que os determinantes mediatos da situação de trabalho (tempo prescrito versus tempo real, relações de poder, gestão e organização do trabalho) se sobrepõem aos fatores imediatos (comportamento no trânsito), podendo comprometer as margens de manobra dos trabalhadores. O método, ao auxiliar a ver e compreender o mundo dos trabalhadores pelos olhos deles próprios, possibilitou elaborar recomendações ainda pouco exploradas”, destaca o texto dos autores.

A íntegra desta e demais edições pode ser acessada nos sites da Fundacentro e do SciELO, pela rede social X ou aplicativo da revista via IOS e Android.

Foto: reprodução

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link