Imaflora lança guia de prevenção a trabalho degradante na agricultura

0

O Imaflora, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, produziu um guia de boas práticas a fim de orientar a atuação de produtores na prevenção de trabalho análogo ao escravo e trabalho infantil na agricultura.

Elaborado em parceria com a Delta Sucroenergia, inicialmente com foco na indústria sucro-alcooleira, mas com possibilidade de ser adaptado para outras indústrias de cana e também a outras cadeias agropecuárias, servindo como um modelo de manual de boas práticas em ESG e devida diligência em direitos humanos.

 

Guia de prevenção

 

Contratação, alojamento, transporte, alimentação, disponibilização de água, carga horária, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) são alguns dos temas abordados. “Esse trabalho foi de grande importância porque, além de falar diretamente com os produtores de cana que fazem negócios com a Delta, a ação também ganha capilaridade, uma vez que alguns deles se relacionam com outras indústrias e realizam outros cultivos”, destaca Daniella Macedo, coordenadora de Cadeias Agropecuárias do Imaflora.

Em sua primeira edição, o guia foi distribuído num encontro realizado em dezembro de 2022 na sede da Delta, MG, bem como foi lançado um Manual online de Boas Práticas Socioambientais, que engloba assuntos sobre gestão da propriedade nas áreas agronômica/ambiental, social e econômica.

Segundo o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, entre janeiro e setembro de 2022 foram encontradas 1.559 crianças em situação de trabalho infantil (quando é realizado por pessoas menores de 16 anos).

Foto: divulgação

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...