Lema “SINTESP no caminho certo, sem Medo de Errar” comandou posse da nova diretoria

0

Com a ampliação de sua atuação para 19 regionais em todo o estado, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (SINTESP) empossou sua nova Diretoria Executiva, Diretoria Estadual, além dos membros do Conselho Fiscal e das Diretorias Regionais, em solenidade realizada na manhã deste sábado (12 de abril), na sede estadual da entidade, no centro de São Paulo. O evento marcou um novo ciclo para o setor prevencionista, com a promessa de um trabalho ainda mais abrangente em prol da segurança e do progresso em todo o estado. O lema “SINTESP no caminho certo, sem Medo de Errar” representa a dinâmica assumida pelos integrantes das diretorias empossados para o quadriênio 2025 a 2029. Cerimônia foi marcada por uma homenagem especial in memoriam ao diretor do SINTESP, Cosmo Palasio.

Solenidade de posse da nova diretoria foi na sede do Sintesp, na capital paulista

 

A solenidade contou com as presenças de profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho de diversas regiões do estado, amigos, familiares e autoridades, entre eles Antonio de Sousa Ramalho Júnior, diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintraco-SP) e conselheiro do Senai no Estado de São Paulo, que neste ato representou o presidente do Sintracon, Antonio de Sousa Ramalho; José Ramos de Carvalho, representando Caroline Kerestes, presidente da Associação Paulista dos Gestores Ambientais (APGAM); Luiz Carlos de Oliveira, o Luizinho, secretário nacional da Secretaria Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical que representou a Força Sindical Estadual e Nacional; e Ricardo Pereira, representando a Deputada Federal Renata Abreu e Alicio de Andrade, da Executiva Nacional do partido Podemos.

 

Diretoria SINTESP Gestão 2025-2029

 

Sob a liderança de Valdizar Albuquerque, presidente reeleito para a gestão 2025-2029, com a nova chapa “SINTESP no caminho certo, sem Medo de Errar”, os membros da nova Diretoria Executiva, Diretoria Estadual, Conselho Fiscal e Diretorias Regionais reafirmam a esperança em uma gestão firme, ética e incansável.

Ao longo de seu primeiro mandato, Valdizar demonstrou compromisso, seriedade e resultados concretos em defesa da categoria. A recondução ao cargo é o reflexo de um trabalho bem feito e da confiança conquistada. Essa marca foi reconhecida nos discursos proferidos por Luizinho, Ramalho Jr., Carvalho e Ribeiro, na cerimônia de posse.

Dando continuidade, Valdizar expressou sua satisfação ao empossar os integrantes das novas diretorias da Executiva, da Estadual, do Conselho Fiscal e das Diretorias Regionais, cujos representantes presentes receberam seus diplomas e reafirmaram o compromisso com os objetivos e missão do SINTESP em prol dos TSTs em todo o Estado de São Paulo.

 

Continuidade de uma estratégia bem consolidada

 

Para finalizar a solenidade, Valdizar Albuquerque relembrou alguns momentos da antiga gestão e destacou algumas das metas estabelecidas quando assumiu a presidência, que aconteceu em meio ao período de pandemia da covid-19, reforçando mais ainda os desafios a serem encarados no dia a dia do sindicato. “A nossa preocupação era manter o SINTESP de portas abertas porque estávamos saindo de uma reforma que tirou grande parte do custeio sindical e também atravessando o processo de pandemia. O nosso presidente na época, Marcos Antonio Ribeiro, o Marquinhos, enfrentou grandes desafios antes de terminar sua gestão e teve que tomar decisões que não foram fáceis, como a demissão de todos os funcionários”, contou.

Valdizar Albuquerque, presidente do Sintesp, destacou continuidade das ações em prol dos TSTs

 

Valdizar comentou ainda que, assim, os diretores eleitos para a gestão 2021-2025 assumiram seus cargos em meio a falta de recursos para atender os associados. “E até hoje enfrentamos diversos desafios por não termos a infraestrutura de pessoal necessária para dar esse pronto atendimento. Então, começamos a trabalhar com prioridades, como a de continuar representando o técnico de segurança quanto aos seus direitos, ampliar essa representação para defender, cada vez mais, os direitos e focando, exclusivamente, o cumprimento do piso salarial e contratação do profissional técnico de segurança do trabalho”, pontuou.

Com toda a dificuldade de fiscalizar, ele informou ainda, que o SINTESP conseguiu, em 2024, 498 fiscalizações. “Todos os departamentos trabalham com afinco, mas o Jurídico e o Financeiro estão sendo primordiais para alcançarmos nossos objetivos. Muitos técnicos só descobrem essa profissão quando são demitidos e recorrem a nós porque, muitos deles não sabem o próprio direito como trabalhador, e, em muitos casos, eles não se sentem trabalhadores. E, independente de qualquer coisa, quando eles recorrem ao nosso trabalho, nós atendemos e damos toda a assessoria necessária”, frisou.

Valdizar fez menção também à questão do piso salarial. “Muitos técnicos quando estão ganhando acima do piso nem se lembram do sindicato, mas quando é demitido e contratado por um valor menor, ele vê que precisa, mas nós não podemos deixá-lo descobrir e sofrer esse assédio, por isso atuamos com antecedência e o defendemos antes dele querer. Muitos só descobrem a importância do sindicato quando precisam. Na verdade, ninguém quer usar o sindicato, somos igual ao extintor, ninguém quer ter que usar, achamos bom que não precise, mas quando precisar, estaremos aqui”, explicou, comentando sobre vários casos complexos que o SINTESP atendeu nessa linha e algumas decisões ditas `impopulares´, mas necessárias para garantir dignidade aos trabalhadores da categoria. “Estamos preparados para ajudar, acolher, seja pela dor ou pelo amor”, afirmou.

O presidente reeleito expôs também que a frase “SINTESP no caminho certo, sem Medo de Errar” tem um significado forte porque, segundo ele: “só erra quem faz, não temos compromisso com o erro, mas muitas coisas não são feitas por medo e não temos medo. Essa metodologia tem trazido bons resultados e estimulado ações inovadoras que estamos planejando para incorporar nessa gestão”, destacou e, acrescento: “nós vamos dar continuidade ao que já está sendo feito e o medo do SINTESP não estar com suas portas abertas não existe mais porque estamos com uma estratégia bem consolidada, todos entenderam e estamos indo. Agora daqui pra frente é ampliar os direitos do técnico de segurança do trabalho, principalmente quanto aos pisos salariais. O técnico de segurança ganhando abaixo do piso é assédio moral, é covardia. E a nossa gestão não vai permitir isso. Nós vamos para cima com tudo!”, alertou Valdizar.

No encerramento da cerimônia, os convidados foram recepcionados com um coquetel comemorativo.

Confira os nomes dos diretores/diretoras e respectivas diretorias regionais no site da entidade sintesp.org.br.

 

HOMENAGEM COSMO PALASIO

 

A solenidade de posse da nova diretoria do SINTESP para a gestão 2025-2029 foi marcada por um misto de celebração e profunda emoção. Em meio à alegria pela nova etapa do sindicato, pairava a tristeza pela recente perda de Cosmo Palasio de Moraes Junior. Em uma tocante homenagem in memoriam, o SINTESP eternizou o legado desse renomado professor, consultor e palestrante de SST, amplamente reconhecido como uma das maiores referências e figura admirada entre os profissionais prevencionistas, especialmente os técnicos de segurança do trabalho. Um dos Auditórios, reformado e reestruturado foi batizada com seu nome: ‘Auditório Cosmo Palasio’.

O nome do novo auditório do Sintesp homenageia seu diretor, Cosmo Palasio

 

Visivelmente emocionado, o presidente do SINTESP, Valdizar Albuquerque, destacou a merecida honraria ao amigo Cosmo Palasio, ressaltando sua imensa representatividade para a categoria e o vasto legado que deixou. “Ele partiu para outro plano, mas não permitiremos que seja esquecido. Ele permanecerá presente entre nós, através da nomeação deste auditório. Elaboraremos um breve histórico de sua trajetória, que estará disponível na entrada, e nada mais justo, pois este é o local onde capacitamos nossos trabalhadores. Quem mais capacitou técnicos de segurança por todo o Brasil? Quem, durante todo esse tempo, trouxe tanta informação relevante? Quem se preocupou tanto com a ética profissional quanto ele? Cosmo Palasio não foi apenas um técnico de segurança do trabalho; ele foi um mestre, uma inspiração para muitos, inclusive para mim. Assim, seu legado se eterniza para nós e para todos os trabalhadores que vierem se capacitar aqui, sob sua benção. Esta é nossa singela homenagem e demonstração de nossa gratidão por tudo o que ele fez e representou”, declarou Valdizar.

A cerimônia contou com a presença da esposa de Cosmo, Jucineia Alves de Campos, além de amigos e familiares. Comovida, Jucineia expressou a dificuldade de traduzir a importância da homenagem, que representa um momento de dor pela ausência do companheiro e grande amigo. “Para o Cosmo, que tanto amava a área de segurança do trabalho e lutava por ela, será significativo para as pessoas que virão estudar aqui conhecerem sua história e o que ele tanto defendia. Ele participava de quase todos os eventos do setor, gostava muito, mas sua grande paixão era a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio). Essa homenagem do SINTESP eternizará seu legado, e tenho certeza de que, de onde ele estiver, está apreciando este reconhecimento”, salientou Jucineia.

Jucinéia e Valdizar inauguram o novo auditório em homenagem a Cosmo Palasio

 

Fotos: Valdir Lopes/Divulgação Sintesp

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...