Monitoramento amplia a conscientização para evitar acidentes de trabalho
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, RO, realiza o monitoramento das ocorrências registradas de acidentes laborais na capital e nos distritos. Em alusão ao Abril Verde, intensificou seu trabalho de conscientização por meio da informação.
O primeiro passo é receber das unidades de saúde que, independentemente de ser públicas ou privadas, devem encaminhar a Ficha Individual de Notificação (FIN) dados de pacientes e o diagnóstico apurado ou o acidente ocorrido. Os registros são direcionados para a Divisão de Controle de Doenças e Agravos de Notificação (DCDAN), que acompanha os acidentes de trabalho registrados em cada unidade.“Após a compilação desses dados, a Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza a análise técnica e busca conhecer o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores. Desta forma, é possível realizar ações preventivas no município”, afirma Raissa Almeida, gerente da Divisão.
Monitoramento
Após essa coleta, a divisão investiga os casos e registra no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O monitoramento se torna ainda mais efetivo quando a população colabora, ressalta Raissa. “É muito comum que a omissão de informações. Nosso papel é dar suporte às vítimas, e é necessário que os pacientes entendam a importância de informar quando o acidente foi no ambiente laboral”.
Segundo a Secretaria, de janeiro a março de 2023, 179 acidentes laborais foram confirmados em Porto Velho, número maior que o mesmo período de 2022 (127 ocorrências).
Foto – Semusa/ Leandro Morais