Home Eventos MT: Curso ensina empresas a lidar com as NRs de saúde e segurança no trabalho
0

MT: Curso ensina empresas a lidar com as NRs de saúde e segurança no trabalho

0
0

Orientar as empresas quanto aos procedimentos obrigatórios para assegurar a saúde e segurança dos empregados. Esse foi o objetivo do curso realizado para empresários e colaboradores do setor industrial de Sinop e região no dia 13 de agosto. Com a participação de 40 pessoas, a capacitação debateu as principais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho que mais geram autuações nas empresas, entre elas a que trata da comissão interna de prevenção de acidentes, de equipamentos de proteção individual, do programa de controle médico de saúde ocupacional, do programa de prevenção de riscos ambientais e das atividades e operações insalubres.

O curso foi promovido pela Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), com o apoio Sindusmad (Sindicato das indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso).

Durante o curso foi realizada uma dinâmica tripartite, no qual os participantes discutiram as NR’s representando a visão do empregador, trabalhadores e governo. Segundo o técnico em segurança do trabalho, Odair Freitas, a atividade foi bastante interessante, pois os participantes refletiram sobre o papel de cada segmento da sociedade na construção e cumprimento das normas regulamentadoras.

“As NR’s, principalmente as de segurança em equipamentos (NR-12) e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (NR-18) fazem parte do nosso dia a dia na empresa. Por isso, resolvi participar desse curso para adquirir novos conhecimentos e saber como outros profissionais da área estão lidando com o tema”, afirmou Freitas.

Ministrado pelo consultor da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Augusto Dourado, o curso orientou os participantes como colocar em prática cada NR e, assim, evitar multas. “Não é fácil cumprir todas as normas regulamentadoras, mas é preciso.

Nesse curso passamos informações relevantes que ajudarão o empresário a compreender melhor estas normas, com destaque para os principais itens que afetam diariamente a vida do empresário e do trabalhador”. Além de apresentar um panorama das Normas Regulamentadoras, foi informado aos participantes que é possível a participação dos empresários na construção e na revisão dessas normas, por meio do associativismo.

Para os participantes, a capacitação foi muito esclarecedora e com informações atualizadas. “Interpretar as normas, essa é umas das grandes dificuldades. Mas no curso tivemos a oportunidade de fazer interpretações de alguns artigos que serão muito úteis”, afirmou o engenheiro de segurança do trabalho, Helbert Vargas Lima, que coordena a implantação das normas regulamentadoras na empresa em que trabalha.

A capacitação em Sinop, com duração de oito horas, foi mais uma ação do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fonte: Notícias de Mato Grosso

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *