Novas formas de trabalho nortearam temas do 12º Renasttão, em Brasília

0

Assunto recorrente aqui em CIPA, as novas formas de trabalho, que vão desde funções por aplicativos até atividades realizadas remotamente, também são pauta quando o assunto é a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Esse, aliás, foi o tema que norteou a 12ª edição do Renasttão– Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Brasília. O evento, ocorrido em novembro, teve como foco construir soluções para Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com foco em evitar desmontes e a precarização da saúde e das condições de trabalho desse público.

“Vamos precisar repensar o trabalho. Isso exige um trabalho conjunto, de pensar novas formas. Um trabalhador da construção civil não pode ter a mesma jornada de uma pessoa que trabalha em um escritório com ar condicionado, por exemplo”, pontuou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, sobre as mudanças no trabalho e o impacto da crise climática enfrentada no planeta, tema também discutido.

 

Atenção para novas formas de trabalho

 

Para Luciana Conforti, juíza do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), se faz necessário um novo pacto social de equilíbrio entre as demandas individuais e coletivas. “É preciso uma adequação às normas internacionais do trabalho estipuladas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), já que estas são convenções fundamentais e o Brasil é signatário e membro fundador da instância das Nações Unidas”, destacou.

O encontro reuniu membros da Rede Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), como Luiz Anibal Vieira Machado, suplente da Secretaria Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).“É uma honra participar desse momento em prol da saúde dos trabalhadores representando a Nova Central. Estamos unidos pela proteção da saúde de todos, o nosso bem mais precioso”, frisou.

Já o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE)foi representado por Eduardo Quintas, um dos conselheiros, levando informações das ações da entidade e reforçando o compromisso sobre a SST. “Durante o evento, contribuímos nas discussões sobre políticas de saúde e proteção ao trabalhador, trocando experiências e fortalecendo o compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável às pessoas”, informa.

 

Foto: divulgação

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...