Prefeitura investe em ações preventivas com nova Superintendência de Medicina e Segurança do Trabalho
A Reforma Administrativa da Prefeitura de Contagem, MG, concluída no mês de dezembro de 2022, unificou a Diretoria de Medicina do Trabalho e o Setor de Segurança do Trabalho, dentro da estrutura da Secretaria de Administração, criando a Superintendência de Medicina e Segurança do Trabalho, para fortalecer a missão do governo de ampliar as estratégias de prevenção e promoção da saúde do servidor.
Segundo a nova superintendente de Medicina e Segurança do Trabalho, Carla Patrícia França, a reestruturação da medicina e da segurança do trabalho visam melhorar a estrutura de atendimento ao servidor, ampliando as ações preventivas, reorientando o modelo de saúde, para reduzir o adoecimento dos trabalhadores.
De acordo com Carla França, “a medicina do trabalho se tornou uma área estratégica importante para a gestão municipal, na perspectiva de que o servidor precisa ter ampliadas as estratégias de promoção à saúde, prevenção do adoecimento, bem como de melhor acompanhamento daqueles já adoecidos. Além disso, nós também precisamos preparar e acolher melhor os servidores que estão em processo de aposentadoria”, completou.
O secretário de Administração, Antônio David, destacou que a reestruturação da Subsecretaria de Recursos Humanos, que abriga a nova superintendência, tem o objetivo de aprimorar os processos de gestão de pessoas e os cuidados com a promoção da saúde do trabalhador e da segurança do trabalho.
“Nós queremos cuidar do servidor desde o seu ingresso até a aposentadoria. Por isso, estamos investindo em tecnologias, em novas metodologias de trabalho e na criação de áreas específicas para cuidar da capacitação dos servidores, no acompanhamento sócio funcional e na promoção da saúde e da segurança do trabalho”, disse.
Nova estrutura e ações
A Superintendência de Medicina e Segurança do Trabalho fica na rua José Armando da Rocha, 100, bairro Central Park, em Contagem. Em breve, a nova superintendência vai se mudar para um prédio novo, próximo à Prefeitura, que oferecerá mais estrutura e conforto para o atendimento de todos os servidores.
Atualmente, a Superintendência de Medicina e Segurança do Trabalho possui 22 servidores, entre eles, seis psicólogos, duas assistentes sociais e três médicos do trabalho.
Uma das ações encampadas pela nova Superintendência é a promoção de ginástica laboral e aulas de zumba, que começaram a ser oferecidas ao servidor no mês de dezembro. O objetivo é proporcionar mais saúde e bem-estar aos servidores, prevenindo lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
“As atividades de ginástica laboral serão retomadas, assim que o calendário de 2023 estiver fechado. Nós divulgaremos, os dias e horários de aulas, em todas as secretarias participantes”, pontua Carla França.
“Além de dar continuidade às ações iniciadas, no último ano, neste primeiro momento, queremos conhecer melhor o trabalho que cada servidor realiza, em cada secretaria, por isso vamos realizar um diagnóstico para entendermos quais são as principais necessidades dos servidores”, finaliza a nova superintendente.