Raízen utiliza gamificação para aumentar a segurança no transporte de combustíveis
A Raízen começou a utilizar uma plataforma de educação imersiva para capacitar cerca de 500 motoristas terceirizados, responsáveis por transportar seus combustíveis até postos de abastecimento em todo o país. O projeto, denominado Descarga Segura, foi iniciado em janeiro e visa melhorar o desempenho dos profissionais, prevenir acidentes de trabalho, contaminações e derramamento de produtos durante as operações de entrega.
A plataforma une gamificação (experiências inspiradas em videogames) e inteligência artificial, e foi desenvolvida pela Sábios, empresa especializada em educação imersiva, com apoio de uma psicóloga. Os colaboradores podem acessar os treinamentos a qualquer hora e em qualquer lugar pelo computador, celular ou tablet com internet.
>> Gamificação ajuda empresas a melhorar produtividade na pandemia
>> Capacitação de motoristas é importante para o sucesso das transportadoras
>> Comitês Sindicais de Empresas e Cipas garantem a segurança e a saúde dos metalúrgicos
De acordo com a Sábios, as experiências imersivas aumentam o engajamento dos participantes e garantem até 90% a mais de retenção do conhecimento em relação a treinamentos tradicionais. “O cérebro é treinado para tomar a melhor decisão caso aquela situação difícil e, muitas vezes, de risco ocorra na vida real. Isso é possível através da nossa metodologia baseada em neurociência”, explica Demetrius Lima, CEO e cofundador da edtech.
“O processo de uma descarga segura é algo que os parceiros já aprendem nos treinamentos em suas transportadoras. Com essa interação, porém, a cultura de prevenção de acidentes, valorização da vida e cuidados com o meio ambiente é fortalecida”, afirma André Luiz Coneglian Lazari, assessor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do setor de Logística da Raízen.