Seconci-SP fará campanha de prevenção a acidentes com máquinas e equipamentos

0

A fim de prevenir acidentes na manutenção e operação de máquinas, equipamentos e ferramentas em obras, a área de Engenharia Ocupacional do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) realizará, neste ano, a campanha de prevenção Falha Zero: Máquinas e Equipamentos.

O gerente de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho Corporativo do Seconci-SP, José Bassili, e o assessor de Saúde e Segurança da entidade, Gianfranco Pampalon, estão à frente da campanha de segurança, que, assim como a Choque Zero e Queda Zero, contará com palestras nas unidades da instituição na capital e no interior de São Paulo.

 

Campanha de prevenção

 

De acordo com os especialistas, as causas mais comuns de acidentes com equipamentos são falha mecânica, ausência ou uso inadequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual), desatenção, e faltas de manutenção no equipamento, de sinalização de risco e de cultura de segurança.

Os acidentes podem ser evitados com manutenção preventiva, uso de EPIs, treinamento e capacitação dos profissionais, equipamentos de proteção coletiva, cumprimento das normas regulamentadoras, manutenção do local de trabalho limpo e a observância dos manuais de operação.

 

Segurança em gruas de pequeno porte

 

Com a industrialização crescente da construção, o setor tem se deparado com acidentes provocados por gruas de pequeno porte. Neste caso, observam Bassili e Pampalon, podem ocorrer acidentes provocados por projetos falhos, soldas mal feitas, falta de especificação adequada, ausência de manutenção, desleixo ocasionando rompimento de cabos de aço ou desgaste nas engrenagens.

Ambos recomendam a locação desses equipamentos junto a empresas idôneas, que possuam um bom corpo técnico, verificar a experiência dessas empresas na locação desses equipamentos, exigir testes, verificar se há suporte técnico disponível, compreender o contrato de locação com definição de responsabilidades em caso de acidentes, e checar a garantia.

Os especialistas recomendam, além desses cuidados, também checar a documentação técnica e as certificações desses equipamentos, inspecioná-los, verificando seus componentes, conferir se o operador está treinado e autorizado, aferir o peso permitido e o raio de abrangência da grua, observar as condições de fornecimento e a entrega técnica, e analisar se o equipamento é adequado para utilização em condições ambientais adversas, como rajadas de vento e maresia.

 

Foto: Freepik

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...