SESI-MS cria ferramenta que usa IA para identificar pausas térmicas
TermoControl. Este é o nome do equipamento desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul (SESI-MS) que usa a Inteligência Artificial (IA) para mapear as pausas térmicas, de extrema importância, para seguir as normas de Saúde e Segurança aos trabalhadores nas indústrias, cujas atividades demandam variações diversas de temperatura, em especial as mais baixas, como no setor de alimentos.
“Trata-se de um sistema de gerenciamento das informações, fornecendo segurança jurídica e confiabilidade nos registros a partir da utilização de técnicas de reconhecimento facial e sensores de radiofrequência. O principal objetivo é contribuir com a gestão efetiva dessas térmicas aos trabalhadores que atuam em ambientes artificialmente frios, conforme exigidos pela NR-36”, explica Jonas Raul Balbinot, líder de projetos de inovação do Centro de Inovação do Sesi em MS, ao Diário Digital.
Primeiros testes das pausas térmicas
A primeira empresa a utilizar a tecnologia é a Bem Brasil, com sede em Minas Gerais, atuante no setor de batatas congeladas. Para Lucas de Moura Bueno, também engenheiro e líder técnico do Centro de Inovação no SESI, a indústria contratante buscava soluções no registro de tempo em ambientes controlados, e por meio de pesquisas na internet descobriu o TermoControl.
Por ser personalizável, o sistema permite adaptações, que foram feitas para atender a esse cliente. “Para a Bem Brasil, foi criada uma tela de monitoramento para acompanhar a permanência do funcionário no ambiente frio e atender a legislação de tempo máximo”, conta Bueno, ao mesmo site.
Foto: divulgação