Unicamp e UERJ trocam experiências no atendimento à saúde de servidores e comunidade acadêmica
Uma comitiva da Universidade Estadual do Rio de Janeiro fez uma visita técnica de dois dias, em 7 e 8 de março, no campus de Barão Geraldo, em Campinas, SP, da Unicamp, para conhecer o funcionamento do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom).
O órgão foi criado há 37 anos na Unicamp e é responsável pela assistência médica e odontológica da comunidade acadêmica e funcionários, oferecendo serviços de fisioterapia, enfermagem e saúde ocupacional, contando ainda com 23 programas e 13 grupos de promoção à saúde. Com 170 funcionários, realiza aproximadamente 160 mil atendimentos por ano.
Troca de experiências
O reitor da UERJ, professor Mario Carneiro, explica que o desejo é implantar tais metodologias oferecidas na Unicamp. “Chegou a hora de enfrentarmos esse desafio e nada melhor do que vir aqui e aprender com quem já faz isso há muito tempo, oferecendo esse serviço de excelência a seus servidores”, disse.
Já o reitor da Unicamp, o professor Antonio José de Almeida Meirelles, ressaltou que a troca de experiências permite um aprimoramento de ações institucionais. “Com esse tipo de troca, podemos acelerar o processo de aprendizado institucional”, avaliou.
Entre os programas oferecidos pelo Cecom – Unicamp, estão os Grupos Educativos e Preventivos, que reúne equipes multidisciplinares para promover ações de prevenção de doenças crônicas, por exemplo.
Foto: Antoninho Perri / Ascom Unicamp