Unidade de Referência capacita instrutores para habilitar aplicadores de agrotóxicos
A Unidade de Referência em Aplicação de Produtos Químicos e Biológicos desenvolveu uma atividade pioneira no Brasil: a capacitação, via EAD, para formar instrutores aptos a habilitar aplicadores de agrotóxicos e afins. O curso já conta com 140 profissionais em treinamento, que começou no final de 2022, com apoio da entidade CropLife Brasil e será estendido a empresas e profissionais do agro em geral.
“Os pilares do curso da UR são os mesmos do Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos e Afins (‘Aplicador Legal’, Decreto nº 10.833/2021)”, explica o coordenador da UR e pesquisador científico Hamilton Ramos, também idealizador da proposta pedagógica do EAD.
Unidade de Referência
A expectativa é atrair mais mil alunos em 2023. “Hoje somente de 30% a 40% dos aplicadores desses produtos são treinados segundo boas práticas de saúde, segurança e tecnologias, abrangendo pequenas, médias e grandes propriedades”, ressalta Ramos.
Ramos explica também que a Unidade de Referência, criada há três anos, resultou de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, sediado na cidade de Jundiaí e o setor privado. Será preciso traçar metas ambiciosas para se chegar a 2026 com um contingente satisfatório de aplicadores habilitados, conclui o especialista.
Foto: reprodução