Semana é dedicada à inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

0

O Ministério do Trabalho, em parceria com prefeituras, governos estaduais e entidades de formação profissional, promove até o próximo sábado, dia 26, evento de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho. A mobilização chamada “Dia D” acontece em 21 estados e no Distrito Federal.

A programação foi aberta no dia 21, na capital paulista. Mais de 40 empresas de diferentes setores aderiram à iniciativa com oferta de vagas voltadas para esse público.

O cadeirante Silas Santos de Souza, de 17 anos, que tem paralisia cerebral, estava otimista para conseguir o primeiro emprego como auxiliar administrativo.

O Brasil tem cerca de 16 milhões de pessoas com deficiência enquadráveis na Lei de Cotas.

De acordo com a legislação, empresas com cem ou mais empregados estão obrigadas a preencher entre 2% e 5% das vagas com trabalhadores com algum tipo de deficiência ou reabilitados do INSS.

Com isso, estima-se a existência de 1,1 milhão vagas para esse público. É o que afirma José Carlos do Carmo, coordenador estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo.

Os locais dos eventos do “Dia D” podem ser conferidos no portal do Ministério do Trabalho e Emprego na internet www.mte.gov.br

Fonte: EBC – Rádioagência Nacional

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...