Diversidade de regras no transporte de cargas perigosas ajuda a minimizar riscos

0

A ampla legislação que regulamenta o transporte de produtos perigosos e o alto grau de detalhamento das regras têm motivado dúvidas e críticas de muitos profissionais que atuam na área. No entanto, de acordo com Elias Oliveira, gestor da empresa Sabará Químicos e Ingredientes, a diversidade de instrumentos legais visa justamente a minimizar os riscos de acidentes que podem causar graves danos às pessoas envolvidas e ao meio ambiente. “Para garantir a segurança desde o carregamento, o transporte, até a descarga dessas substâncias perigosas no destinatário, existem leis que devem ser rigorosamente respeitadas e fiscalizadas”, afirma o especialista.

Ele lembra que, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), somente pelas rodovias paulistas, são transportados diariamente mais de mil produtos perigosos, como líquidos inflamáveis, explosivos, corrosivos, gases, materiais radioativos, entre outras substâncias. “ Em qualquer fase do processo de transporte de produtos perigosos o risco de acidente está presente, por isso existem tantas regras, certificações e critérios para a movimentação dessas cargas”, complementa.

Elias ressalta a importância do treinamento periódico dos motoristas. No Brasil, é obrigatório que eles tenham o curso de MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), que visa a orientar os profissionais sobre práticas seguras no transporte de cargas perigosas e também como agir em situações de emergência. “ Toda a cadeia produtiva dos produtos perigosos tem trabalhado muito na melhoria das práticas de segurança, mas o governo, por sua vez, também precisa ajudar investindo em infraestrutura e na conservação das rodovias para que os motoristas tenham mais tranquilidade para transportar esses produtos”, enfatiza Elias.

Na edição desta semana do Podprevenir, programete de rádio na web sobre segurança e saúde no trabalho, o gestor da Sabará Químicos e Ingredientes fala também sobre as ocorrências mais comuns, o entendimento das legislações estaduais, o que é preciso fazer para melhorar a prevenção. Disponível também na versão mobile, o Podprevenir pode ser acessado pelo endereço www.podprevenir.com.br. No canal de vídeos do site, o assunto da semana é o documentário Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos, produzido pela Fundacentro em parceria com o Instituto Butantan.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...