Seminário na Fundacentro retrata rompimento da barragem em Mariana

0
Acidente gerou enormes impactos ambientais na região
Acidente gerou enormes impactos ambientais na região

No dia 5 de novembro, completou um ano do rompimento da barragem em Mariana. Considerado o maior desastre natural do Brasil, o acidente atingiu 600 famílias, deixou 17 pessoas mortas e afetou 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso contaminou os rios Doce, Gualaxo do   Norte e Carmo em um raio maior que 650 quilômetros.

Para falar sobre os impactos ambientais, o Programa de Pós–Graduação da Fundacentro, Mestrado em “Trabalho, Saúde e Ambiente”, convocou pessoas interessadas pelo tema para participar do seminário de apresentação e discussão do relatório de análise de acidente ocorrido na barragem de rejeitos da Samarco Mineração S.A em Mariana, elaborado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em MG.

O seminário terá como tema o  “Rompimento da Barragem de Rejeitos Fundão em Mariana (MG): desastre ambiental ou acidente de trabalho ampliado” é parte integrante das atividades da disciplina SST 018 Relações Produção-Consumo Ambiente e Saúde: Configurações do Campo da Saúde do Trabalhador.

Para apresentar o tema, foi convidado Mario Parreiras de Faria, Auditor Fiscal do Trabalho, médico do Trabalho e mestre em Saúde Pública (UFMG).

Sob coordenação de Elizabeth Costa Dias, doutora em Saúde Ocupacional, o evento será realizado no dia 9 de novembro, das 8h30 às 12h nas salas de aula 7 e 8, andar térreo da Fundacentro, em SP. O pesquisador e professor do curso de Pós Graduação da Fundacentro, Gilmar da Cunha Trivelato é responsável pela organização do evento.

A parceria entre a Fundacentro, a Universidade Federal do ABC e Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto teve início logo após o acidente de Mariana. A entidade foi contatada para avaliar o impacto ambiental e ocupacional, onde ficaria responsável pela infraestrutura dos laboratórios na parte de química inorgânica.

O evento é gratuito, não sendo necessário fazer inscrição.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...