MPT inspeciona 83 empresas em polo gesseiro no Recife

1
Os principais problemas encontrados foram falta de equipamentos e água imprópria para o consumo
Os principais problemas encontrados foram falta de equipamentos e água imprópria para o consumo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou força-tarefa nacional no polo gesseiro do Araripe, em Recife. O objetivo de inspecionar o maior número possível de empresa na região e propor medidas, o que inclui ações judiciais, para a regularização do meio ambiente de trabalho. Uma das principais preocupações do MPT é com a necessidade de proteção coletiva diante a poeira provinda da fabricação do produto.

Ao todo, 83 empresas das cidades de Araripina, Ipubi, Trindade e Ouricuri passaram pela inspeção. Em duas localidades, o risco de desabamento da estrutura era tão grave que o órgão pediu a justiça a demolição deles.  Essa ação beneficiou 997 trabalhadores.

 Participaram da força-tarefa quatro procuradores, oito analistas periciais, cinco motoristas e 16 policiais rodoviários federais. Das 83 empresas fiscalizadas, 66 estavam em pleno funcionamento, 17 estavam fechadas, interditadas ou desativadas.

Os procuradores do Trabalho e peritos do MPT constataram que, apesar das graves irregularidades ainda encontradas em algumas empresas, o setor como um todo vem se adequando às normas relativas à segurança e à saúde do trabalho, adotando equipamentos e técnicas que garantam maior proteção aos trabalhadores.

Novas ações judiciais devem ser ajuizadas nos próximos meses com a finalidade de obrigar as empresas encontradas com irregularidades a corrigi-las, sob pena de paralisação judicial de suas atividades e multa.

1 Comentário
  1. Flávio Rozeno diz

    Ótimo que isso aconteça, pois apesar de algumas empresas estarem procurando se adequar ainda encontramos uma grande gama de outras que ainda não pensam no assunto; (segurança e saúde do trabalhador), mais que novas ações aconteçam possibilitando a melhoria dos processos de trabalhos e a justiça a julgar o quanto é importante a efetividade de fiscalização para um todo.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO