Controlador de velocidade via GPS pode reduzir acidentes nas estradas
Uma empresa cujos funcionários se envolvem em acidentes de trânsito passa a ter prejuízos com o absenteísmo, com os afastamentos do trabalho por internação, tratamento médico, auxílio-doença, baixa produtividade, readaptação de funções, além de contratações imediatas em caráter de urgência para não reduzir o ritmo da produção.
Atento a esse fator, e com o objetivo de criar um dispositivo que ajude os motoristas a prevenir acidentes, Josimar Lodi, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu um “controlador de velocidade por geolocalização”. Trata-se de um dispositivo que prevê a redução de velocidade em trechos considerados perigosos, em especial em rodovias com muitas curvas e trechos com elevado índice de acidentes.
De acordo com o inventor do controlador, o motorista pode optar por ajustar o dispositivo ou deixá-lo na função automática. “A ferramenta funciona de modo a gerar alertas para a condução eficiente por motoristas comuns e profissionais, que atuam com caminhões de cargas ou de ônibus, por exemplo”, comenta Josimar.
O dispositivo, que ainda é um protótipo, já foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPE), atualmente busca investidores para ser produzido em grande escala e passar a ser comercializado, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.