Live discute o papel dos psicólogos que cuidam de profissionais da saúde

0

Hoje, às 19h, o canal do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) transmite uma live que vai jogar luz sobre a fragilização dos profissionais da saúde antes e durante a pandemia da Covid-19. A convidada para discutir o tema é a psicóloga Ionara Vieira Moura Rabelo, de Goiás, com experiência em situações de crise, atuando, entre outras atividades, como consultora do programa Médicos Sem Fronteiras. A mediadora será Carla Maria, advogada trabalhista e Doutora em Psicologia. Ainda participa da transmissão a Auditora-Fiscal do Trabalho Jacqueline Carrijo, que é coordenadora das auditorias em estabelecimentos de saúde da Superintendência Regional do Trabalho de Goiás – SRT/GO.

Lidando há mais de dez anos com fiscalizações no setor de saúde, Jacqueline observa que a pandemia da Covid-19 “impõe mudanças na organização e condições de trabalho que potencializam os riscos de adoecimento mental dos profissionais de saúde. Ansiedade, síndrome do pânico, nervosismo, insônia, medo, sentimento de frustração, fadiga e conflitos interpessoais aumentaram”. Nesse momento, mais do que nunca, muitos trabalhadores do setor vivem grandes desafios ético, moral, religioso e humano, o que exige atenção e cuidado.

“Devemos aprender com análise de cenários, incluindo de outros países, que muitas das situações vivenciadas são angustiantes”, diz Carrijo. Ela cita como exemplos o contato direto dos profissionais com as famílias que não podem visitar os doentes e nem fazer os rituais de despedida; as difíceis decisões de médicos que, em razão da escassez dos recursos, são obrigados a destinar leitos de UTI a quem tenha maior possibilidade de sobrevivência; a rotina estressante das horas de trabalho e a necessidade de materiais para a proteção individual. “Nós devemos aprender com tudo isso e pensar nas medidas de proteção necessárias”.

Esse cenário coloca em evidência a necessidade de apoio psicológico aos profissionais da saúde. Também mostra a importância de comissões de apoio, de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de estratégias de cuidado aos trabalhadores e de ferramentas novas adequadas ao momento e realidade enfrentados.

Discutir esse contexto é o objetivo da live que será realizada com o apoio do Sinait, Ministério Público do Trabalho de Goiás, Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho de Goiás e Associação Goiana de Engenheiros de Segurança no Trabalho.

Assista a live aqui.

 

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...