Escolha de móveis ergonômicos nos escritórios: por onde começar?
Atualmente, os funcionários de uma empresa tendem a passar tanto tempo no trabalho quanto em casa. Por isso, a implantação de estações de trabalho confortáveis e funcionais pode ser importante tanto para gerar conforto quanto para manter a saúde dos colaboradores em dia. A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório de arquitetura Arquitetude, fala sobre a importância de escolher móveis ergonômicos para escritórios. “Os funcionários passam, geralmente, 8 horas por dia sentados. E se o local não for apropriado, isso pode prejudicar muito a saúde dos trabalhadores”.
Marina comenta que uma estação de trabalho inadequada pode ocasionar vários problemas de saúde ao funcionário, desde dores nas costas e na lombar até enjoos e enxaqueca. “Manter uma postura inadequada durante o horário de trabalho pode causar problemas que se agravam com os anos, levando o funcionário a necessitar, inclusive, ser afastado do trabalho”.
Por esse motivo, a arquiteta sempre recomenda o uso de móveis ergonômicos. “Mesas e cadeiras ergonômicas são bem mais confortáveis e ajudam os funcionários a manter uma postura mais saudável por mais tempo, o que pode prevenir o aparecimento de problemas crônicos na coluna ou lesões por esforço repetitivo”, diz.
Marina conta que mesas ergonômicas possuem uma superfície lisa e adequada ao trabalho do funcionário. “Além disso, elas devem ter altura padrão de 74 centímetros e cantos e quinas arredondadas para evitar concentrar muita pressão em um único ponto.”
Assento adaptado ao funcionário
Já as cadeiras precisam ter apoio para os braços, ajuste de altura e apoio para a coluna, bordas arredondadas para facilitar a distribuição do peso e circulação sanguínea e assento que mantenha as coxas paralelas ao chão. As cadeiras ergonômicas devem ter cinco pés com rodízios, revestimento estofado e amortecedores para evitar traumas na coluna.
A arquiteta ainda lembra que móveis ergonômicos não devem ser encarados como gastos ou supérfluos, mas como um material de trabalho essencial. “Ter móveis ergonômicos evita que os funcionários adoeçam devido a problemas causados por má postura durante o trabalho, um problema até bem comum atualmente. E um funcionário parado gera muito mais prejuízo à empresa”, conclui.