Ball Packaging Brasil exporta projeto premiado sobre segurança de trabalhadores

0

Um projeto premiado de treinamento de colaboradores implementado pela Ball Packaging no Brasil conseguiu zerar ocorrências envolvendo EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) contra riscos químicos. O sucesso do projeto, que tem a parceria da DuPont, levou a multinacional a replicar o projeto na Argentina, no Chile e no Paraguai, além das unidades no Brasil.

Grande fabricante de latas de alumínio para bebidas, a Ball Packaging sempre procurou adotar EPIs de alta eficiência para proteger seus colaboradores de riscos químicos, explica Daniel Ghosn, Supervisor de EHS da Ball Packaging América do Sul. Segundo ele, o uso é obrigatório em todas as fábricas da empresa e não há restrição de quantidade para uso. No entanto, a companhia registrou, em 2020, alguns acidentes devido ao uso inadequado das tecnologias de proteção.

A Ball detectou alguns usos incorretos de EPIs como luvas por cima de vestimentas, calçados inadequados e proteção facial colocada de forma irregular. Esse tipo de desatenção pode até ampliar os riscos para os colaboradores, cujas funções podem incluir o manuseio de substâncias ácidas.

Conscientização e revisão

Para enfatizar a importância do uso correto das vestimentas, a companhia iniciou em suas unidades no Brasil uma série intensiva de treinamentos adicionais, mostrando os riscos aos quais os colaboradores estão sujeitos com o uso incorreto de EPIs. “Reforçamos a ideia de que não basta ter o equipamento de proteção individual adequado. É importante também utilizá-lo corretamente”, afirma Daniel Ghosn.

Após o trabalho de conscientização e revisão de procedimentos, não houveram novas ocorrências nas fábricas. As novas diretrizes de treinamento foram implantadas nas unidades localizadas na Argentina, Brasil, Chile e no Paraguai, e a experiência da companhia na América do Sul foi compartilhada com todas as unidades da Ball Packaging, em escala global.

O projeto da Ball obteve a segunda colocação na Categoria Química do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador 2020, um dos maiores prêmios da América Latina no segmento de boas práticas no ambiente de trabalho.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link