Bombeiro comenta risco de câncer entre profissionais da área

0

Por conta da exposição a diversas substâncias tóxicas, há vários estudos relacionados à saúde daqueles que trabalham na área de combate a incêndios. Tipos diferentes de câncer estão entre as possibilidades de doenças que podem acometer esses profissionais, conforme relata o bombeiro Gregory Cade em sua coluna na edição de setembro-outubro do NFPA Journal, publicação da instituição norte-americana National Fire Protection Association.

Cade trabalhou quase 40 anos na área e desde 2005 luta contra um câncer na tireóide. Ao longo do texto, ele diz que não descarta a possibilidade da doença ser uma consequência da exposição a diversas substâncias tóxicas ao longo da carreira. A preocupação de Cade tem base científica, pois pesquisas apontam que, diferentemente das demais profissões, os bombeiros estão expostos a adquirirem inúmeros tipos de câncer com mais facilidade.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional consultou 30 mil bombeiros atuantes e aposentados de Chigaco, Filadélfia e San Francisco. A análise, divulgada em 2010, constatou uma quantidade crescente de evidências epidemiológicas que liga exposições ocupacionais de combate a incêndios para várias formas de câncer, incluindo o câncer de cérebro, de trato digestivo e alguns tipos relacionados ao sistema respiratório.

 

Com informações do NFPA Journal

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...