Cerest do Pará registra cerca de 40 reclamações por mês
O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Santarém, no oeste do Pará, tem registrado um aumento no número de reclamações nos últimos meses. Segundo o órgão, aproximadamente 40 reclamações são feitas por mês.
O número de atendimentos feitos no Cerest preocupa a coordenação do órgão. “A gente se preocupa com os trabalhadores que de certa forma vivem num processo de informalidade”, destaca a coordenadora do Cerest, Sabina Lima.
O serviço de mototaxistas é o que tem maior número de notificações de acidentes de trabalho, mas outros dados do Cerest também chamam a atenção. Na região foram registrados 313 acidentes graves, desse total 176 são de Santarém. As notificações são: acidentes com material biológico (121), por intoxicação (65) e caso de transtorno mental (1).
O Centro trabalha no combate e prevenção a acidentes de trabalho, por meio de palestras e informações aos trabalhadores. O objetivo é minimizar os problemas de saúde ocasionados no ambiente de trabalho. “Nós somos responsáveis pela investigação do acidente. Se for necessário ir a casa do trabalhador, levantar esses dados, informar esses dados para a Divisão e Vigilância em Saúde, para o município e o estado, e assim para o Ministério da Saúde, para que esses dados efetivamente se tornem informações importantes para elaboração de políticas públicas de saúde”, conclui.
Fonte: G1 Santarém, com informações da TV Tapajós