Com o crescimento do delivery na pandemia, motoboys têm maiores riscos de perda auditiva
O número de motoboys circulando pelas ruas cresceu muito durante a pandemia da Covid-19 por causa do aumento das entregas de refeições e mercadorias por delivery. Os mototaxistas também estão com maior demanda, já que são uma alternativa rápida e barata de transporte nestes tempos de crise sanitária e financeira. O que seria uma boa notícia, porém, vem gerando um efeito colateral: o maior risco de perda auditiva em decorrência do barulho das motos no dia a dia. E a situação se agrava quando há troca de escapamento do veículo.
Se esses motociclistas são considerados “heróis” por estarem na linha de frente da batalha contra o coronavírus, ajudando aqueles que podem respeitar a quarentena, também infringem leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), comprometem a saúde alheia e, principalmente, a sua própria saúde.
Pesquisa do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), nos Estados Unidos, comprovou que o ruído de motocicletas pode comprometer a saúde auditiva dos pilotos. As motocicletas, principalmente as de média e altas cilindradas, emitem ruídos em torno ou acima de 95 decibéis. Especialistas são unânimes em afirmar que, dependendo do tempo de exposição, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB.
O problema se agrava porque é comum motociclistas alterarem o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas, que elevam ainda mais o nível de ruído emitido pelas motos. Mas para muitos adeptos, o uso do escapamento torbal nas motos ajuda os motoqueiros porque chama a atenção dos motoristas de carro e pedestres desatentos. Outra fonte de ruído perigosa para a audição é a buzina, que não deve ser usada de maneira intermitente, como hoje fazem os motoboys para abrir caminho. E para piorar a situação, muitos ainda usam fones de ouvido para ouvir música em volume alto enquanto pilotam. Tudo isso junto pode causar danos ainda mais graves à audição.
A fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas, chama a atenção para os riscos. “A exposição frequente a níveis sonoros elevados pode causar danos à audição. A perda é gradual e progressiva. Não é perceptível em um primeiro momento. Vai-se perdendo a audição de acordo com a maior intensidade de ruído e com tempo de exposição, ao longo dos anos. Isso depende também de outros fatores, como predisposição genética”, explica.
Pesquisa apresentada pela Doutora em Engenharia de Produção Juliana de Conto na Universidade Federal de Santa Catarina também comprovou o problema. O estudo, que avaliou a exposição ao ruído de 17 moto-taxistas de Balneário Camboriú (SC), mostrou que eles estão expostos a um nível de pressão sonora superior a 82,1 dB, com dose de ruído acima do permitido para o tempo de trabalho – doze horas diárias. Dos moto-taxistas estudados, oito apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e 9 apresentaram alteração dos limiares tonais.
É importante lembrar que motocicleta barulhenta gera multa de trânsito no valor de R$ 195,23, além de retenção do veículo. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os veículos devem ter suas características originais.
Embora ainda exista pouca fiscalização, em muitas cidades brasileiras policiais e agentes municipais estão nas ruas autuando motociclistas por causa do escapamento irregular. Em Petrópolis (RJ), a fiscalização tem como alvo as motos que produzem ruídos acima de 85 decibéis. Os infratores são multados e obrigados a manter as características originais do escapamento para evitar o barulho. E em Águas Claras (DF), foi deflagrada recentemente a Operação Sossego, que também resultou em autuações, seguida de protesto com buzinaço e interdição parcial de vias, por parte dos motoboys.
Por tudo isso, é importante que os motociclistas tomem consciência dos riscos e se cuidem, começando por zelar pela boa manutenção da moto. A máquina bem cuidada faz menos barulho. É preciso observar vibrações, regulagem, descarga, amortecedores, suspensão. Afinal, se a motocicleta é instrumento de trabalho, a saúde auditiva também é fundamental para garantir o emprego por muitos e muitos anos.