Por meio de um programa focado na saúde de seus funcionários, de nome Saúde Bem-Estar, a PetroRio afirma ter reduzido drasticamente o número de colaboradores hipertensos em seus quadros. Segundo a companhia de óleo e gás, o índice caiu de 27% para 4% de 2018 para cá.
O programa, que conta com atividades como shiatsu, fisioterapia e jiu-jitsu, teve de ser remodelado durante a pandemia e incorporou aulas em formato de lives, como yoga e meditação, e palestras online. Passou também e dar mais atenção ao bem-estar mental dos funcionários, disponibilizando consultas a psicólogos de maneira remota.
“Queríamos oferecer um serviço de excelência, colocando à disposição do colaborador um conjunto de rotinas e intervenções cuidadosamente elaboradas para auxiliá-lo a cuidar de seus mais importantes bens: a saúde e a qualidade de vida”, explica Anderson Rocha, Gestor de saúde e bem-estar da PetroRio.
A efetividade do Programa Saúde & Bem-estar também é resultado de avaliações físicas e mentais criteriosas. A partir do histórico familiar e de testes cardíacos, de força, flexibilidade, entre outros, é possível realizar um diagnóstico completo e definir a melhor estratégia para que o funcionário alcance seus objetivos.
De acordo com Rocha, ajudar o funcionário a cuidar da saúde não é mais visto como uma despesa, e sim como um investimento. Tanto que, desde 2018, a PetroRio não registra aumento nas taxas do plano de saúde, uma grande economia para a companhia.