Condições de trabalho afetam saúde e segurança dos metroviários de São Paulo

0

A Fundacentro desenvolveu um estudo sobre as condições de trabalho dos metroviários de São Paulo com o objetivo de identificar os fatores reais de adoecimento e de acidentes na atividade. O estudo foi solicitado pelo sindicato da categoria, que questiona a falta de correspondência entre a realidade das situações de risco no ambiente de trabalho com o que é registrado pelo Metrô nos documentos legais voltados para a prevenção de ocorrências e promoção da saúde, a exemplo do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

De acordo com a médica e pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, que participou da pesquisa, diversas situações e agravos relacionados ao trabalho dos metroviários foram identificados no levantamento, como assaltos, acidentes em treinamentos, agressões de usuários, distúrbios osteomusculares, abalos psicológicos. A médica da Fundacentro dá os detalhes sobre o estudo na edição desta semana do podcast Podprevenir e explica como a demanda do Sindicato contribui para ampliar o debate e o questionamento sobre a efetividade do atual sistema brasileiro de proteção da saúde dos trabalhadores e da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Disponível na versão mobile, o Podprevenir, programete de rádio na web sobre segurança e saúde no trabalho, pode ser acessado pelo endereço www.podprevenir.com.br

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...