DF promove ações em prol da saúde dos servidores que atua na área epidemiológica
Já noticiamos aqui em CIPA os cuidados redobrados que as pessoas atuantes na área biológica, epidemiológica e de produtos perigosos precisam ter para salvaguardar a própria saúde. Para tanto, é preponderante a adoção de iniciativas e medidas preventivas.
Uma delas vem da Secretaria de Saúde (SES-DF), que realizou ações de saúde de servidores do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) eda Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), entre os meses de agosto e setembro.
Incentivo na área epidemiológica
O foco é promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, seguindo as diretrizes da Norma Regulamentadora 7 (NR-7), que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), por meio da realização de exames laboratoriais e vacinação, conforme o calendário de imunização para adultos.
“Além de possibilitar o rastreamento de doenças ocupacionais, o médico do trabalho realiza a avaliação e emite o Atestado de Saúde Ocupacional, confirmando que o servidor está apto a desempenhar suas funções”, afirma Glauce Ideiao, chefe do Núcleo de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (NSHMT) do Lacen-DF.
“Poder realizar esses exames e atualizar o cartão de vacinas no ambiente de trabalho é essencial e facilita o cuidado com a saúde”, comemora Jorge Chamon, farmacêutico bioquímicodo Lacen-DF.
Foto: JhonatanCantarelle/Agência Saúde-DF