DuPont divulga projetos premiados de segurança do trabalho em 2020
Foram anunciados no último dia 9 de dezembro os vencedores da 10ª edição do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador, um dos maiores prêmios da América Latina no segmento de boas práticas no ambiente de trabalho e uma homenagem a empresas e estudantes que aplicam ou sugerem as tecnologias da companhia para melhorar a segurança de profissionais da indústria. Neste ano, o evento foi realizado pela internet.
Maurício Duval Macedo, diretor geral da Cipa Fiera Milano, discursou durante o evento sobre a importância da parceria com a DuPont para a realização do prêmio, “que tem se fortalecido a cada ano”. “Juntos, prestamos esta justa homenagem e reconhecimento aos projetos inovadores de empresas e estudantes que têm aplicado ou recomendado os EPIs desenvolvidos pelo time de cientistas, engenheiros e visionários da DuPont em todo o mundo”, afirmou Macedo.
Na oportunidade foram divulgados os premiados nas categorias “Proteção Térmica”, “Corte e Abrasão”, “Proteção Química”, “Projeto Estudante” e “Influenciador do Ano”, além das duas premiações novas desta edição: “Internacional América Latina” e “Melhor Solução para o Coronavírus”. Os premiados ganharam viagens para os EUA, laptops e fones de ouvido sem fio.
Conheça abaixo os projetos vencedores:
Proteção Térmica
1º lugar: Rockwell Automation
Maior empresa do mundo para soluções em automação industrial, a campeã da Categoria Corte e Abrasão de 2018 leva agora o troféu da Categoria Térmica. Seu projeto promoveu melhoria imediata na proteção de trabalhadores da área elétrica na fábrica de Jundiaí (São Paulo) com a troca de vestimentas mistas pelos inovadores trajes Nomex® Essential Arc.
2º lugar: Painco
Líder na fabricação seriada de componentes soldados, a Painco percebeu que uniformes de algodão tratado não estavam oferecendo proteção ideal contra riscos térmicos e arco elétrico a seus colaboradores. Ao escolher vestimentas de DuPont™ Nomex® Essential Arc, a empresa reduziu de 38% para 20% os riscos de queimaduras totais, elevou a vida útil dos EPIs de 50 para mais de 200 lavagens e garantiu maior conforto e mobilidade a seus funcionários.
3º lugar: Santo Antônio Energia
A Hidrelétrica Santo Antônio, a terceira maior geradora hídrica de energia do país, localizada no rio Madeira, em Rondônia, passou por um amplo projeto de segurança do trabalho que envolveu a implementação da tecnologia DuPont™ Nomex® Essential Arc. A Santo Antônio Energia, que gere a usina, garantiu maior proteção aos colaboradores, que confirmaram também o alto conforto oferecido pelo EPI.
Corte e Abrasão
1º lugar: Vale
A segunda maior empresa de mineração do planeta garantiu maior proteção e conforto de trabalhadores da área de vulcanização no Terminal Marítimo Porto da Madeira, o maior porto do Brasil, no Maranhão. No projeto, a empresa passou a utilizar luvas, mangotes e vestimentas com a tecnologia Kevlar® Armor, alcançando altíssimo nível de proteção, conforto e destreza.
2º lugar: Parker
Ao perceber que luvas de malha não estavam protegendo as mãos de trabalhadores contra temperaturas de até 240º C, a Parker Hannifin, líder global em tecnologias de movimento e controle, decidiu buscar EPIs que efetivamente atendessem ao triângulo proteção-temperatura-destreza. A solução foi a tecnologia Kevlar®, da DuPont, que em testes ofereceu proteção por mais tempo, mais destreza, ergonomia, além de economia.
3º lugar: Michelin
A multinacional, uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus, quadruplicou (de 7 para 27 dias) a durabilidade de luvas de proteção ao mudar os EPIs de couro por Kevlar® no serviço de troca de lâminas de um equipamento de extrusão de borracha em Itatiaia (RJ). A tecnologia DuPont ampliou proteção contra corte, abrasão e altas temperaturas, garantiu maleabilidade/destreza e reduziu custos em 68% a longo prazo.
Proteção Química
1º lugar: Nissan
A montadora Nissan elevou os padrões de segurança contra lesões por baixa temperatura durante o processo de jateamento com CO2 em seu complexo industrial em Resende (RJ). No projeto, a unidade implementou macacões com a tecnologia Tyvek®, que ajudaram a atingir a marca histórica de 400 dias sem acidentes com afastamento no setor de pintura, a reduzir índices de sujidade no processo e a economizar graças à durabilidade dos EPIs.
2º lugar: Ball
A Ball Packaging, que atua há mais de 135 anos no mercado de alumínio, instituiu um amplo projeto de treinamento de colaboradores, em todas as suas unidades da América do Sul, para a conscientização sobre a importância do uso correto das vestimentas de proteção Tychem® 4000 para a efetiva proteção química no ambiente de trabalho. O sucesso foi tão grande que o projeto deverá ser expandido a nível global.
3º lugar: ArcelorMittal
Os macacões de segurança DuPont™ Tyvek® 500 foram a solução ideal encontrada pela ArcelorMittal, uma das principais companhias produtoras de aço em todo o mundo, para proteger trabalhadores de uma mina em Itatiauçu (MG) contra agentes como óleo, graxa, desengraxantes e poeira. A decisão garantiu maior proteção e conforto dos colaboradores e redução de trocas diárias dos EPIs, com significativa redução de custos.
Internacional América Latina
1º lugar: Sunshine Bouquet (Colômbia)
A Sunshine Bouquet, especialista em produção e exportação de flores, percebeu que seus processos de tingimento e compostagem precisavam de EPIs mais seguros. A empresa passou a utilizar trajes DuPont™ Tyvek®, que neutralizaram riscos químicos e biológicos sem comprometer conforto ou mobilidade de colaboradores. O projeto zerou o número de acidentes na área de tingimento da empresa.
2º lugar: Quintana Wellpro (Argentina)
A empresa especializada em fornecer equipamentos e serviços de alta qualidade em perfuração, workover e extração de petróleo identificou a necessidade de incorporar tecnologia mais avançada na proteção de colaboradores contra arco elétrico. Após analisar diferentes materiais, optou pelas vestimentas Nomex® Comfort, que absorvem muito menos umidade em relação a fibras celulósicas, oferecem alta proteção e melhor custo-benefício.
3º lugar: Industria Farmacéutica Argentina
A necessidade de promover um ambiente de produção mais seguro em seu Laboratório de Farma Humano levou a Industria Farmacéutica Argentina, que produz comprimidos e granulados, a fazer testes de abrasão, permeabilidade e transferência química com alguns materiais usados em EPIs. DuPont™ Tyvek® saiu-se melhor em todos os quesitos, incluindo conforto, resistência a rasgos, costura e flexibilidade.
Estudante
1º lugar: Genoma Rede de Ensino (Betim – MG)
A estudante Juscilaine de Almeida Santos, da Genoma Rede de Ensino, de Betim, Minas Gerais, analisou um acidente envolvendo vazamento de hidróxido de sódio na ArcelorMittal. Após um amplo estudo, foram implantados macacões de segurança DuPont™ Tyvek® 500, que provaram ser melhores que os concorrentes em resistência, durabilidade, conforto e material.
2º lugar: Senac Santos (SP)
Como reduzir os casos de alergias causados pelo contato de trabalhadores com detergentes industriais? A estudante Gislaine Kéli Fonseca Marino, do Senac de Santos (SP), encontrou a solução ao acompanhar projeto que implementou macacões DuPont™ Tychem® 2000 em uma empresa que atua com manutenção e lavagem de tanques de produtos químicos. Resultado: 100% de aprovação dos trabalhadores, zero afastamento por alergia e redução de custos.
3º lugar: Senac Santo André (SP)
Em projeto da estudante Keith Ribeiro Alexandre, o Senac de Santo André (SP) detectou que luvas usadas para a manutenção de máquinas por funcionários da transportadora Testa Transportes, de São Bernardo do Campo (SP), não eram adequadas devido ao alto risco de corte, perfuração e queimaduras. As luvas de Kevlar® solucionaram o problema, com alto ganho em proteção e conforto.
Proteção contra Covid-19
Homenageado: Instituto Butantan
Um dos principais centros de produção de vacinas e soros do país escolheu a linha Tyvek® Isoclean para garantir segurança, conforto e qualidade para profissionais que passaram a lidar diariamente com amostras do vírus SARS-CoV-2 nos processos de estudos de patogenicidade viral, diagnóstico, prevenção e tratamento da doença. A iniciativa é uma sequência da parceria Butantan-DuPont, que rendeu a primeira colocação ao instituto na Categoria Química em 2018, em um projeto que, assim como neste ano, é de autoria de Vanessa Evelin Jesus Vilches Sant’Anna.
Influenciador do Ano
Premiado: Cristiano Ferreira e Isamara Cruz
Empresa: ArcelorMittal
Número de likes: 4.754 votos
Vídeo: https://we.tl/t-1lU7KsHikz
No vídeo mais curtido da premiação, o engenheiro de segurança e a técnica de segurança da ArcelorMittal de Serra Azul (MG) falam sobre case da empresa envolvendo brigada de emergência, gestão de riscos e seus controles. Na proteção de brigadistas contra riscos químicos, a conclusão dos profissionais é certeira: “Use DuPont!”
Para mais detalhes sobre o prêmio, acesse o site oficial: www.premiodupont.com.br