Acidentes de profissionais da saúde avançam quase 20% no Mato Grosso

0

A pandemia deu maior evidência à importância da proteção pessoal entre os profissionais de saúde. Mesmo assim, o índice de acidentes de trabalho no setor subiu em algumas localidades brasileiras. Em Mato Grosso, por exemplo, houve 457 notificações entre janeiro e novembro deste ano, número 18% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Nos hospitais do Estado, os acidentes envolvendo contato com sangue ou agulhas avançaram 78% nos últimos três anos. Técnicos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros são a maioria entre os acidentados, arriscando-se a contrair, além da Covid-19, doenças como hepatites e AIDS.

Autoridades médicas locais atribuem a alta nos acidentes ao uso incorreto de EPIs como máscaras e luvas, além da desatenção nos procedimentos de manipulação de instrumentos. Para mitigar o problema, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) tem organizado um seminário sobre prevenção de acidentes de trabalho com material biológico. A segunda edição do evento foi transmitida online entre 11 e 13 de novembro.

Leave A Reply

Your email address will not be published.