DuPont volta olhar ao trabalhador para duplicar vendas na área de proteção pessoal

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A área de segurança e construção da DuPont, globalmente chamada de Safety & Construction (S&C), que contempla o portfólio de soluções para segurança do trabalho, deu início a uma nova estratégia de marketing que tem como meta duplicar o faturamento no mercado de proteção pessoal em cinco anos. A reestruturação envolveu mudanças administrativas, de portfólio e de branding, sempre com uma vertente em comum: o foco no usuário final de equipamentos de proteção.

As mudanças vêm no esteio de uma nova fase na história da DuPont, com a segregação da antiga holding DowDuPont em três empresas independentes. Esta nova DuPont está estruturada para atender as necessidades do usuário final, com uma tomada de decisão mais ágil, o que vem ao encontro das necessidades do país.

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, uma plataforma viabilizada pelo Ministério Público do Trabalho e OIT Brasil, de 2012 a 2018 o número de acidentes de trabalhadores com carteira assinada foi superior a 4,5 milhões. Desses, mais de 17.700 foram fatais. Nesse período, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gastou mais de R﹩ 85,2 bilhões com afastamentos acidentários.

“É uma nova abordagem, ainda mais relacionada a um dos valores centrais da companhia, o de colocar a saúde e a segurança das pessoas em primeiro lugar. Historicamente, nosso negócio de proteção pessoal sempre teve como meta a educação da população. Agora, de fato levaremos conhecimento do produto de segurança para quem efetivamente o usa”, afirma Etore Frederici, diretor de vendas para a América Latina em Proteção Pessoal e líder de Segurança & Construção para o Brasil.

A primeira das ações da empresa foi promover uma mudança entre as equipes, com integração e unidade na apresentação de portfólio. Até então, a empresa vinha focando em linhas de produtos que não conversavam entre si. Por exemplo, havia equipes treinadas especificamente para oferecer à indústria vestimentas de proteção química; outras, de proteção térmica ou mecânica, e assim por diante.

“Havia gasto de tempo e energia. Ao integrar nossas ofertas de proteção pessoal em um time só, damos agilidade e conseguimos estar mais próximos do trabalhador, que é efetivamente quem pode atestar a qualidade de nossas tecnologias e dar feedbacks mais concretos sobre nossos produtos”, afirma Frederici. “As nossas tecnologias já são reconhecidas no mercado como de excelência em seus segmentos. Nossa expectativa, agora, é que o profissional reconheça a DuPont como provedora robusta de soluções de proteção pessoal”.

A estratégia também envolve maior foco na capacitação de pessoas. “Sempre pensamos em promover a segurança do trabalhador, uma vez que todo nosso esforço em inovação tem como objetivo proteger e salvar vidas. Agora, estaremos muito mais presentes nas fábricas para gerar conhecimento técnico em segurança do trabalho, em um caminho paralelo às questões regulatórias”, diz Frederici.

Presença digital

Para se relacionar com o usuário final, a área de S&C está investindo em plataformas digitais com foco em públicos distintos. A execução das campanhas será dividida entre as agências Talquimy e Agência Plug.

Um dos projetos da Talquimy é o “Smart Kevlar”, uma plataforma de relacionamento para promover clientes da DuPont na América Latina que busquem atuação global. No canal, no ar desde 2018 (http://smartkevlar.com/), os clientes protagonizam uma série de ações envolvendo um time de agentes que precisam cumprir missões específicas. A cada episódio, um cliente diferente é destacado dentro do enredo da série.

Outro projeto da Talquimy para a DuPont é o “Blindagem Original”, também com amplitude LATAM, que valoriza a blindagem original feita com Kevlar®. O projeto envolve site (http://blindagemoriginal.com.br), campanha com materiais gráficos de apoio e experiência de realidade aumentada que permite à blindadora mostrar ao cliente quais tipos de materiais são usados em cada parte do veículo.

Duas plataformas de referência da DuPont também foram reformuladas. A DuPont™ SafeSPEC™ (safespec.dupont.com.br), que ajuda os profissionais a obterem informações detalhadas de tecnologias de proteção, foi atualizada. Já o blog Falando de Proteção (falandodeprotecao.com.br), com foco em conteúdo sobre o segmento, ganhou uma versão em espanhol.

A Agência Plug, por sua vez, capitaneia diversos projetos com foco digital. Um deles é a “Web Série de Tyvek®”, Cada vídeo fala sobre um aspecto da qualidade e dos diferenciais de Tyvek®, com muitos recursos visuais e infográficos, integrando Youtube, LinkedIn e o Blog da DuPont Falando de Proteção. O host da série é o apresentador João Vitor, do Canal Sony.

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